Fumacê combate dengue na capital e em 11 municípios

DENGUE
12 de maio de 2015

A Secretaria da Saúde do Estado iniciou nesta segunda-feira ( 11), o segundo ciclo de pulverização espacial UBV pesado (fumacê) em três bairros das regionais V e VI de Fortaleza – Messejana, Planalto Aírton Senna e Barroso, com cobertura de 924 quarteirões, das 5 às 8 horas e das 17 às 20 horas. Na última semana, de 4 a 7 de maio, o fumacê concluiu o primeiro ciclo de pulverização nos mesmos bairros e, ainda, no José Walter, com 1.284 quarteirões cobertos. Durante o mês de maio, a Operação Fumacê também combate o mosquito transmissor da dengue e da febre Chikungunya nos municípios de Eusébio, Ocara, São Luiz do Curu, Ipueiras, Crateús, Crato, Morada Nova, Maranguape, Barbalha, Umirim e Uruburetama. Com esses, serão 39 municípios cobertos pela operação com a utilização de equipamentos Ultra-Baixo Volume (UBV) este ano.

Nesta semana, em Fortaleza, serão utilizados três veículos equipados que equipamentos de UBV pesados. Na segunda-feira foram percorridos 190 quarteirões em Messejana e, na terça-feira, serão cobertos 271 quarteiros em Messejana e Planalto Aírton Senna, pela manhã e à tarde. Na quarta-feira o fumacê percorrerá 223 quarteirões no Barroso. A recomendação aos moradores é que abram portas e janelas das casas na passagem do fumacê para que o inseticida atinja o mosquito dentro das residências. A passagem do fumacê não diminui a necessidade da eliminação dos potenciais focos do mosquito. Por isso, as famílias devem também fazer sua parte no combate ao Aedes aegypti.

O fumacê, nome popular para a Pulverização espacial UBV, é um procedimento que consiste na liberação via aérea de gases, que agem, por contato, atingindo os mosquitos adultos em voo. Cerca de 90% dos focos do Aedes aegypti, mosquito que transmite a dengue, são encontrados dentro de casa. A ação do produto só é efetiva quando o inseticida está em suspensão no ar e só mata o mosquito adulto. O inseticida não mata as larvas do Aedes aegypti, que estão em caixas d’água, potes, baldes, pneus, lajes. Com a ventilação a uma velocidade de 6 Km/h, a ação do produto dura de 40 minutos a uma hora e meia.

De acordo com o boletim epidemiológico divulgado na sexta-feira (8), pela Secretaria da Saúde do Estado, foram confirmados 7.952 casos de dengue este ano em 118 municípios cearenses. Foram confirmados 195 casos graves da doença e nove óbitos por dengue nos municípios de Aquiraz (1), Barbalha (1), Caucaia (1), Fortaleza (2), Limoeiro do Norte (1), Maracanaú (2) e Varjota (1).