As crianças e adolescentes são o presente e representam o futuro do nosso País. Um futuro melhor precisa priorizar as necessidades das crianças e dos adolescentes, assegurando e protegendo seus direitos. Pensando nisso, a Fundação Abrinq lança a campanha “Criança não vota. Mas tem quem vote por ela!”.
A ideia é sensibilizar os eleitores a votarem em um candidato (a) à Presidência da República que priorize a infância e adolescência, e demonstre compromisso na melhoria da realidade vivida por eles. A campanha da Fundação Abrinq divulga análises do VI Relatório Um Brasil para as Crianças e os Adolescentes, apontando os principais desafios do próximo gestor federal e chamando a atenção para indicadores preocupantes como:
– 116 crianças, menores de 5 anos, morrem por dia no Brasil;
– Mais de 9 milhões de crianças, de 0 a 3 anos, estão fora das creches;
– Morrem 58 gestantes a cada 100 mil nascimentos;
– Mais de 22 milhões de domicílios não têm rede de esgoto.
A queda nos investimentos em políticas públicas com foco em crianças e adolescentes nas áreas de saúde, educação e assistência social, foi de 15% do orçamento total da União em 2011, para menos de 6% em 2016.
“É importante que a sociedade brasileira conheça os atuais indicadores e cobre de seus candidatos programas que assegurem os direitos das crianças e adolescentes no presente, buscando a justiça social para o futuro da nação”, aponta Denise Cesario, Gerente Executiva da Fundação Abrinq.
A campanha mobiliza ainda as redes sociais, convidando pessoas a compartilharem desenhos de crianças e adolescentes expressando seus desejos para um país melhor, por meio da hashtag #VOTEPELACRIANCA, e propõe à sociedade brasileira a se engajar e cobrar propostas efetivas dos candidatos.
A Aprece apoiará a campanha divulgando e orientando os municípios cearenses a participarem da mesma. Acesse os materiais da campanha AQUI.
Fonte: Fundação Abrinq