Um momento de muita informação e troca de conhecimento sobre a importância do Fundo Municipal da Infância e Adolescência (FIA) como instrumento de garantia de direitos e fortalecimento da rede de proteção local, articulado com todas as políticas públicas municipais. Assim foi a Quinta com Debate da Aprece dessa semana.
Veiculada no Canal Aprece Ceará no YouTube, a Live contou com a participação de especialistas no tema. Os convidados foram Arimateia Oliveira, Analista em Assistência Social da Aprece, e Rosângela Ribeiro, consultora na área e técnica da Confederação Nacional de Municípios (CNM).
O FIA é o mecanismo que serve para captar recursos para área infantojuvenil, cujos recursos são utilizados, exclusivamente, para o custeio de programas, ações e serviços dirigidos ao atendimento dos direitos de crianças e adolescentes e pelo qual a sociedade civil pode participar diretamente dos processos de destinação de recursos e implantação para políticas e programas sociais prioritários.
Durante o debate, os convidados esclareceram dúvidas dos participantes ao vivo, como detalhamento das possibilidades de utilização desses recursos; formas de realização das doações aos Fundos, estratégias de monitoramento da execução orçamentária para ações destinadas a criança e adolescente, dicas sobre o formulário para atualização dos fundos e muito mais.
Veja ou reveja a Quinta com Debate na íntegra: