Gestão urbana municipal em tempos de pandemia é tema de mais uma Quinta com Debate da Aprece

DISCUSSÃO
04 de junho de 2020

Gestão Urbana Municipal em Tempos de Pandemia: Desafios do Saneamento, Planejamento Territorial e Mobilidade. Esse foi o tema da Quinta com Debate da Aprece que aconteceu neste dia 4 de junho. A iniciativa, que tem disponibilizado semanalmente, por meio de lives no canal da Aprece no Youtube, discussões e conhecimento sobre diversos temas pertinentes para as gestões municipais; contou, nessa edição, com a participação de técnicas da Confederação Nacional de Municípios (CNM).

Essa Quinta com Debate teve como debatedoras: Cláudia Lins – Geógrafa, doutoranda em Gestão Ambiental e Territorial pela UnB, Analista Técnica da CNM do Núcleo de Desenvolvimento Territorial e de Saneamento; Karla França – Doutora em Geografia pela UnB. Especialista em Direito Urbanístico e Ambiental pela UFMG, Analista Técnica da CNM na área de Planejamento Territorial e Habitação; e Luma Costa – Arquiteta e Urbanista, especialista em reabilitação urbanística e arquitetônica, Analista Técnica de Trânsito e Mobilidade da CNM.

Durante a live, foi abordada a importância da elaboração e execução de Plano de Contingência para áreas que apresentam mais riscos para a coletividade durante a pandemia da Covid-19, a exemplo do saneamento básico. Foram dadas dicas sobre procedimentos e ações para o controle e combate à emergência da disseminação do coronavírus por meio do manejo dos resíduos. Também foram abordadas alterações e adaptações na prestação de diversos serviços da área. Confira AQUI as orientações da CNM sobre o Plano de Contingência de Resíduos Sólidos.

Retomadas de obras, emissão de licenças e demais procedimentos necessários para as prefeituras e afetados pelo contexto da pandemia também fizeram parte do debate. A adoção de medidas especiais por parte dos municípios na prestação desse tipo de serviço foi apontada como importante ação a ser desenvolvida pelas gestões.

A questão das competências municipais, dentro da área da mobilidade foi outro ponto tratado, com ênfase especial para a questão viária. Nesse sentido, foram enumerados os principais desafios no que diz respeito ao possíveis problemas gerados pelas competências (federal, estadual ou municipal) dos transportes, que devem ser dirimidos com ênfase na comunicação de qualidade no que diz respeito às tomadas de decisão das gestões, ao diálogo entre os diversos atores, e ao próprio repasse de informação para a população.

Acesse AQUI as fichas técnicas por área, disponibilizadas pela CNM, que poderão ajudar os municípios no enfrentamento dos efeitos da pandemia.

Tudo isso e muito mais foi tratado nessa Quinta com Debate.

Assista o debate na íntegra AQUI.

Quinta com Debate

O objetivo da Quinta com Debate, iniciativa da Aprece, por meio de sua Escola de Gestão Pública Municipal (EGPM) e de suas Redes Técnicas, é disponibilizar capacitação e conhecimentos para todos os agentes públicos e para a sociedade em geral. Os encontros são transmitidos pelo canal do YouTube da entidade – Aprece Ceará, todas as quintas-feiras, às 10h, abordando temas de grande relevância para os municípios. A iniciativa conta com o apoio de grandes instituições e parceiros de renome que apoiam a entidade e a EGPM nas ações de capacitação desenvolvidas, contribuindo para a qualificação dos servidores e consequente melhoria em sua atuação no atendimento à população e na execução das políticas públicas.

Por Coordenadoria de Comunicação e Marketing (COMAK/Aprece)