Gestores de desenvolvimento rural e meio ambiente são capacitados na Aprece

REDES TÉCNICAS
25 de agosto de 2017

Mais uma oficina das Redes Técnicas da Aprece foi realizada nesta sexta-feira (25). A capacitação abordou o Esgotamento Sanitário Rural com Reuso de Água para Agricultura. Contemplou diversos municípios cearenses, por meio de seus secretários municipais de Desenvolvimento Rural, Meio Ambiente e áreas afins.

A capacitação aconteceu no auditório José Amorim Sobreira, na sede da Aprece. No período da manhã, a programação tratou do tema Sistema Bioágua de tratamento e reuso de água cinza, tendo como palestrante Ricardo Vasconcelos, membro do Fórum Cearense pela Vida no Semiárido (FCVSA). Na oportunidade, além de informar e tirar dúvidas sobre o sistema, ele demonstrou que o reuso de água para fins agrícolas no Semiárido tem inúmeras vantagens, entre as quais: elimina a descarga de esgotos nos quintais (evitando a poluição de águas superficiais e subterrâneas e proliferação de doenças); aumenta a disponibilidade de água para a família, incrementando sua capacidade produtiva; potencializa a segurança e a soberania alimentar e aumenta a renda familiar.

Já no período da tarde, a oficina abordou detalhes do Sistema Fossa Verde de tratamento e reuso de água negra. Dessa vez, o palestrante foi Mário Wiegand, do Departamento de Engenharia Agrícola da Universidade Federal do Ceará (UFC). De acordo com ele, o enfoque principal do Saneamento Ecológico é o aumento da disponibilidade hídrica mediante a economia de água. O palestrante explicou que, por meio de um modelo participativo de saneamento rural adequado à região do Semiárido, implantando a tecnologia Fossa Verde, é possível haver a proteção dos recursos hídricos pelo não lançamento de esgoto nos corpos de água reutilização dos nutrientes presentes nas excretas.

Clique AQUI e veja todas as fotos no nosso Flickr.

Confira as palestras da oficina:

Jornal Nacional – Água do esgoto tratada e reaproveitada para cultivo Ceará

Apresentação Reuso

Apresentação Fossa Verde

Mais notícias