Reunidos e articulados pela Associação dos Municípios do Ceará (Aprece), prefeitos cearenses estão se mobilizando para participar da XVII Marcha à Brasília em Defesa dos Municípios, que ocorrerá de 12 a 15 de maio, no Centro Internacional de Convenções do Brasil. A delegação do Ceará, organizada pela Aprece, conta com mais de 100 participantes, entre prefeitos, presidentes de câmaras e assessores municipais.
De acordo com o presidente em exercício da Aprece, Expedito José do Nascimento, a participação dos prefeitos nesses encontros é fundamental para garantir conquistas de interesse dos municípios que enfrentam grandes problemas de ordem financeira e estrutural, geradas pelo desequilíbrio de atribuições entre os entes federativos e por novas políticas implantadas pelo governo central. Para ele, é por meio de mobilizações dessa natureza que os prefeitos têm garantido avanços em favor dos municípios, uma vez que durante a Macha à Brasília é possível discutir com parlamentares e ministros a liberação de verbas e encaminhar novos pleitos em favor da população.
Uma das áreas de maior importância na gestão municipal é a Saúde, por conta da forte demanda por parte da população. Os fundos de financiamento, a adesão aos programas federais e questões relativas ao Programa Mais Médicos serão alguns dos temas da Arena Técnica de Saúde. Especialistas do setor vão atender o público participante da XVII Marcha a Brasília em Defesa dos Municípios.
A realidade da municipalização do trânsito também será debatida com os gestores municipais durante a Marcha. De acordo com a Confederação Nacional dos Municípios (CNM), organizadora do evento, apesar de a legislação tornar obrigatória a organização de estruturas de Trânsito nos Municípios, a municipalização está longe de ser uma realidade na maioria deles. Outro dos muitos temas a serem debatidos durante a marcha é a Defesa Civil, que também terá espaço na Arena Técnica do evento e abordará vários assuntos de relevância para gestores municipais. No espaço os participantes vão receber orientações e poderão esclarecer dúvidas.
PRESIDENCIÁVEIS
Na programação da Marcha, está previsto um debate com os futuros candidatos ao comando do governo federal no dia 14 de maio. Confirmaram a participação Aécio Neves e Eduardo Campos. Outros convites estão sendo estudados pela Confederação Nacional de Municípios (CNM). É esperada também a presença da presidenta, Dilma Rousseff, no ato de abertura do evento.
EXPOSIÇÃO
A XI Exposição Paralela de Produtos, Serviços e Tecnologias ocorre paralelamente à Marcha, contando com a participação de empresas de todo país. Os prefeitos, vereadores e demais participantes da Marcha terão livre acesso na Exposição. A novidade este ano é que os interessados apenas em ver os produtos, serviços e tecnologias poderão circular no local gratuitamente, pois o local da Exposição será na parte externa do local da Marcha. Só a Exposição ocupará uma área de 1.500 m². No espaço, os vários expositores apresentarão ideias inovadoras e tecnológicas para os Municípios, os gestores poderão conhecer e testar as novidades.
VIVA SEU MUNICÍPIO
A XVII Marcha a Brasília em Defesa dos Municípios é a última ação programada para a campanha que mobiliza gestores desde fevereiro deste ano. O movimento Viva o seu Município foi idealizado pelo conselho político e dirigentes estaduais, em janeiro deste ano. Os líderes queriam mostrar a crise à população e finalizar a campanha no evento que reúne mais de 5 mil agentes municipais.