Gestores municipais devem ficar atentos para o cronograma do Censo Escolar 2015. A primeira etapa de prestação de contas pode ser enviada até 12 de agosto. Nesta etapa, o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), recolhe, através do Educacenso (sistema de coleta de dados via internet), informações detalhadas sobre escolas, alunos, professores e turmas de todas as etapas e modalidades da educação básica do país.
A reestruturação no cronograma foi publicada em maio através da Portaria do Inep nº 196/2015, com os prazos para o preenchimento do Censo. A medida objetiva evitar que coincidam os prazos para o preenchimento do censo e para as inscrições do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). Após o preenchimento dos dados, o Inep verifica a consistência das informações coletadas.
Os dados preliminares serão publicados no Diário Oficial da União do dia 26 de agosto. Os relatórios por escola no sistema Educacenso estarão disponíveis para conferência dos gestores municipais e estaduais. A partir dessa data é aberto o sistema para conferência e eventual correção de informações por um prazo de 30 dias.
Os dados coletados são fundamentais, e devem ser preenchidos corretamente para não ficar de fora das estatísticas oficiais que servem de base para a implementação de programas federais direcionados às escolas públicas, estaduais e municipais.