Gestores participam de evento da Aprece em parceria com TCE

ENCONTRO
13 de dezembro de 2017

Aconteceu, na manhã desta quarta-feira (13), o encontro “O TCE Ceará e os Municípios – Ação e Cooperação no Aprimoramento da Gestão". O evento foi uma iniciativa conjunta da Aprece e da Corte de Contas, tendo sido realizado na Universidade do Parlamento Cearense (Unipace), com a presença cerca de 400 pessoas, entre as quais dezenas de prefeitos e prefeitas das mais diversas regiões do Estado.

Na abertura do evento, o presidente da Aprece salientou que esse foi o primeiro de muitos momentos de diálogo entre o Tribunal de Contas do Estado do Ceará e as gestões municipais cearenses. “Essa é uma grande oportunidade de tirar dúvidas dos municípios e conhecer realmente a forma de atuação do TCE. As administrações municipais e suas equipes técnicas tem muito a ganhar com essa aproximação”, afirmou, Gadyel Gonçalves, agradecendo o Tribunal pela disponibilidade de atender a demanda apresentada pela Aprece para a realização do seminário.

O presidente do TCE, Edilberto Pontes, ressaltou a relevância da parceria com os municípios e afirmou que, mesmo realizando um trabalho técnico rigoroso de fiscalização o órgão é sensível às dificuldades das administrações municipais e deverá atuar prioritariamente de forma preventiva e orientativa. O Conselheiro fez uma palestra durante o seminário sobre novos desafios para o controle frente ao Tribunal de Contas do século XXI e esclareceu diversas dúvidas dos participantes sobre a atuação do órgão.

O vice-presidente do TCE, Rholden Queiroz, defendeu em sua fala o fortalecimento da Comissão de Jurisprudência do Tribunal em função das novas atribuições absorvidas do extinto TCM, para unificar decisões da Corte.

Indicadores

Durante o evento, o TCE apresentou os resultados do Índice de Efetividade da Gestão Municipal (IEGM) e divulgou a nota de portais de transparência de prefeituras e câmaras cearenses. De acordo com a Corte de Contas, o Índice de Transparência Municipal passou de 6,33 (2016) para 9,18 (2017). Clique AQUI e confira os indicadores.

Veja as fotos no nosso Flickr.

Mais notícias