Gestores se reúnem no Seminário Prefeitos 2024 para discutir governança digital e desenvolvimento sustentável no Ceará

17 de junho de 2024

 


Foi iniciado, na manhã desta segunda-feira (17), o XII Seminário de Gestores Públicos – Prefeitos Ceará 2024. O evento reúne, até terça (18), no Centro de Eventos do Ceará, em Fortaleza, gestores municipais, autoridades nacionais e estaduais, representantes de órgãos de controle do setor produtivo, e municipalistas em geral.

Durante a cerimônia de abertura, foi assinado um importante termo de cooperação entre o Governo do Ceará, a Assembleia Legislativa do Ceará (Alece) e a Associação dos Municípios do Ceará (Aprece). Este acordo visa a ampliação da capacitação de servidores públicos em todos os municípios cearenses, fortalecendo a eficiência e a qualidade dos serviços públicos.

A Escola Superior do Parlamento Cearense (Unipace) e a Escola de Gestão Pública do Estado do Ceará se comprometem a oferecer diversas oportunidades de treinamento e capacitação, tanto em suas instalações físicas quanto através de plataformas digitais, beneficiando servidores de todas as regiões do estado.

Na solenidade de abertura, o presidente da Aprece e prefeito de Chorozinho, Júnior de Castro, ressaltou como o Seminário Prefeitos 2024 “já entrou no calendário de prefeitos e gestores do Ceará”. 

“Esse ano, com esse tema tão importante, que é a questão do desenvolvimento sustentável e governança digital, que melhore na sua eficiência e qualidade, a gente vem agradecer a presença de todos vocês e que todos possam aproveitar esses dois dias que serão de intenso aprendizado”, disse.  

O governador Elmano de Freitas realizou a palestra de abertura do evento, com o tema “Pacto Federativo: Ações que envolvem governo estadual, governo federal e municípios”. Na oportunidade, ele elencou diversas ações que contam com a parceria entre Estado e prefeituras, além do apoio federal, e ressaltou a importância da união das diferentes instâncias do Poder Público. 

O governador ressaltou como principal meta do pacto federativo, no Ceará, o avanço na Educação — “o carro-chefe” da gestão estadual, segundo ele. 

No período da tarde, o presidente da Aprece mediou o primeiro painel do Seminário, intitulado “Geração de emprego, renda e empreendedorismo”. Participaram do momento: Mônica Arruda Lima

Articuladora da Unidade de Cultura Empreendedora do SEBRAE; José Nunes Almeida Neto, Diretor-Presidente da Enel Distribuição Ceará; Raquel Andrade

Secretária Executiva de Enfrentamento à Violência contra a Mulher; e Gardel Rolim, Presidente da Câmara Municipal de Fortaleza.

Institucional

O corpo técnico da Aprece está presente no evento prestando atendimento e acolhendo os gestores municipais cearenses no stand da entidade estrategicamente posicionado em frente ao palco principal. No local, o Ministério da Saúde, em parceria com a entidade, está realizando a doação de smartphones para 110 municípios cearenses. Os equipamentos são destinados a auxiliar os serviços prestados pelos agentes comunitários municipais de saúde. A entrega está acontecendo da seguinte forma: dia 17/06 – a partir das 13h e dia 18/06 – das 9h até 17h.

 

Almoço

Durante tradicional almoço oferecido para prefeitos, autoridades e convidados durante o Seminário, o presidente da Aprece, Júnior Castro, falou sobre o Selo Alece ESG na Gestão Pública. A iniciativa visa promover boas práticas ambientais, sociais e de governança (ESG) no Ceará, reconhecer iniciativas já existentes e estimular os municípios cearenses e gestores públicos no desenvolvimento de ações de responsabilidade socioambiental.

“A certificação é mais um compromisso da Assembleia Legislativa para o Estado, incentivando as administrações públicas a adotarem um modelo socioeconômico sustentável, democrático e participativo, com o potencial de transformar o presente e o futuro da população”, explicou Júnior Castro.

Mais notícias