Governador Camilo Santana cancela corte de 20% na Saúde

SAÚDE
22 de maio de 2015

O governador Camilo Santana cancelou na semana passada, o corte linear de 20% no orçamento de todas as unidades de saúde da rede estadual do Ceará, que estava sendo aplicado desde janeiro deste ano. Quando foi anunciada, no inicio do ano, a medida tratava como uma forma de diminuição de gastos perante da crise financeira, agora foi revista quando o cenário conturbado do setor estava em evidência.

A medida foi confirmada nesta quarta-feira, 20, durante reunião do Conselho Estadual de Saúde (Cesau).  Participaram da reunião, gestores das unidades e representantes dos Ministérios Públicos Estadual e Federal, Conselho Regional de Medicina, Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), Associação dos Municípios do Estado (Aprece), e a titular da Superintendência de Apoio à Gestão da Rede de Unidades da Secretaria da Saúde (SRU/Sesa), Lilian Alves Amorim.

De acordo com Lilian Alves, para substituir o contingenciamento, o Governo instituiu que, até julho, cada unidade necessita fazer um estudo que comprove como os recursos podem ser otimizados, podendo resultar em cortes ou não. Os hospitais comprometidos pelo corte serão compensados com a reposição do valor até o fim de maio, segundo Lilian.

Ficou firmado o compromisso de compor um Grupo de Trabalho, que se reunirá pela primeira vez na próxima semana, para estabelecer e apresentar à Secretaria da Saúde (Sesa) propostas. No encontro, uma das sugestões é a realização de concurso público.

Com informações do Diário do Nordeste.

Mais notícias