Governo do Estado lança Festa Anual da Árvore

LANÇAMENTO
20 de março de 2017

No Parque do Cocó, em Fortaleza, aconteceu, na manhã do último domingo (19), a Festa Anual das Árvores, promovida pelas secretarias do Meio Ambiente do Estado (Sema) e Municipal de Urbanismo e Meio Ambiente (Seuma), em parceria da Companhia de Água e Esgoto do Estado do Ceará (Cagece). Na ocasião, dezenas de pessoas receberam mudas e materiais sobre preservação do meio ambiente e economia de água.

Segundo o titular da Sema, Artur Bruno, este é o momento de se refletir e promover ações de preservação das árvores. "Estamos lançando hoje o Projeto de Florestamento e Reflorestamento do Ceará e, de acordo, com o inventário florestal recentemente lançado, temos apenas 57% de cobertura vegetal. Nosso lema é desmatamento zero", declarou. O Secretário reforçou que, no programa de plantio de árvores, serão plantadas 71 mil mudas nos próximos anos no Estado. "Assinamos um termo de cooperação com a construtora C. Rolim, que vai plantar 40 mil mudas em quatro anos. Já começou a plantar (3 mil) aqui no Parque do Cocó", destacou.

Para o titular da Superintendência Estadual do Meio Ambiente (Semace), Ricardo Lima, infelizmente o Ceará não tem cultura de plantio e reflorestamento. "Estamos dando alguns passos. E a Sema está aprovando alguns projetos industriais grandes, em Trairi e em Marco".

Relação com a água

O presidente da Cagece, Neuri Freitas, ressaltou a parceria entre as entidades, pois, com mais árvores, é possível preservar mais as nascentes e evitar o assoreamento dos rios. "A relação é direta entre o reflorestamento e plantio de árvores para cuidar da nossa água", disse. Freitas destacou que as árvores ainda têm a características de atrair mais chuvas. "Estamos precisando, pois a situação hídrica ainda é difícil, mesmo com este pouco volume de chuva".

Preservação

A população presente também se mostrou mais consciente e apontou algumas alternativas para ajudar a preservar o meio ambiente. Como a pedagoga, Adriana Duarte, 51, que acredita que a divulgação das ações do Cocó em várias mídias possa atingir toda a população. "As pessoas tendo consciência e fazendo, as ações vão se propagar pelo Brasil e seremos exemplo", disse. Já o ciclista Mauro Heleno, 23, disse que é preciso começar pela educação da população. "O pessoal está muito descuidado. Tem que começar por si esta educação e não culpar a Prefeitura que a rua está suja. Cada um tem que fazer sua parte para começar e assim irmos longe".

Fonte: Diário do Norteste

Mais notícias