Governo lança Ceará 2050

PLANEJAMENTO
02 de outubro de 2017

O Governo do Estado lançou, na manhã desta segunda-feira (2), no Centro de Eventos do Ceará, o Plano Estratégico de Desenvolvimento de Longo Prazo – Ceará 2050. O objetivo é traçar estratégias para acelerar o crescimento econômico estadual nos próximos 33 anos e atender, de forma mais eficiente, às expectativas da sociedade pela oferta de serviços essenciais. O lançamento reuniu pelo menos 4 mil pessoas, entre políticos, empresários, lideranças e representantes de diversos setores da sociedade. A Aprece se fez presente por meio de seu presidente, Gadyel Gonçalves. Prefeitos de todas as regiões do Estado também prestigiaram o evento.

Conforme o governador Camilo Santana, a expectativa com o estudo é que a sociedade cearense comece a pensar, de forma imediata, "um novo ciclo para o desenvolvimento socioeconômico do Estado, uma vez que os modelos de geração de emprego e renda que tiveram grande êxito há algumas décadas já não conduzem aos resultado esperados em termos de avanços sociais e combate à pobreza, diante de uma realidade regional e global em constante mudança".

Nesse sentido, o Plano Estratégico Ceará 2050, que terá a coordenação da Universidade Federal do Ceará (UFC) e outros centros acadêmicos, tem a responsabilidade de reunir as melhores contribuições regionais, nacionais e até internacionais para refletir sobre o que os cearenses desejam para o futuro – em áreas como saúde, educação, abastecimento de água, segurança pública e geração de emprego e renda. A assinatura do convênio com a UFC foi realizada durante o lançamento.

Para tanto, o governo garante que haverá uma discussão ampla e democrática, nos próximos 15 meses, em que todos os atores sociais – independente de matiz partidária ou ideológica – participem e contribuam para lançar as bases de uma nova plataforma de desenvolvimento para o Estado, vinculada à gestão pública eficiente, à sustentabilidade ambiental, ao combate à pobreza e ao compromisso com a economia do conhecimento.

Etapas

Após o lançamento do Ceará 2050, o governo do Estado e a UFC vão constituir uma equipe técnica para gerenciar as várias fases do projeto. Essa equipe receberá relatórios mensais de monitoramento do processo para a gestão do projeto.

Num primeiro momento, segundo o governo, será feito um diagnóstico sobre o Ceará nas dimensões social, econômica, ambiental, territorial e de governança do Estado – incluindo uma retrospectiva das estratégias e resultados alçados pelo Ceará nas últimas três décadas.

Veja todas as fotos no nosso Flickr.

Mais notícias