Foi aberto no município de Santana do Cariri, o Museu da Memória Histórica Santanense que irá retratar toda a história do município através de um diversificado e rico acervo. A ideia é que as pessoas e futuras gerações conheçam as potencialidades, personalidades marcantes, artistas, fatos significativos e aprendam a valorizar a cidade. O novo espaço está sob a curadoria do professor Raimundo Sandro Cidrão.
O espaço traz objetos, arte sacra, pinacoteca e galerias de imagem e de som. Os ambientes retratam aos visitantes a história da cidade através de utensílios, documentos, fotos antigas, instalações, temáticas ligadas à iconografia, saberes e fazeres, coleções, literatura, memória póstuma, entre outros. No local ainda existem documentos datados do século XIX, quando o município era denominado Santana do Brejo Grande; fotos da missa de implantação do primeiro cruzeiro do Pontal; acervo da primeira professora formada do Município, além de publicações raras.
Após resgatar a memória de Santana do Cariri em um documentário, que posteriormente foi transformado em livro didático, o professor Raimundo Sandro Cidrão pretende agora preservar e guardar todo o acervo que conseguiu colecionar ao longo da vida por meio da criação do museu histórico da cidade.
O Museu da Memória Histórica Santanense fica na Rua Ulisses Coelho, 204, em frente à Praça Pedro Alves. O horário de funcionamento é de segunda a sábado, de 8h30 às 11h30 e de 13h30 às 16h30.
Com informações do Diário do Nordeste.