Hospital César Cals garante três fases do teste da orelhinha para bebês

20 de março de 2017

Todo bebê que nasce no Hospital Geral Dr. César Cals (HGCC), da rede pública do Governo do Ceará, antes da alta, tem acesso à realização da Triagem Auditiva Neonatal Universal (TANU), popularmente conhecida como o Teste da Orelhinha. O exame é feito em seus três estágios, desde a avaliação mais simples até o teste mais detalhado, o que permite um diagnóstico mais completo referente à audição do recém-nascido.

A primeira etapa é a Emissões Otoacústicas Transientes (EOAT), exame mais simplificado que determina se a criança possui a audição preservada em uma banda de frequência específica, que são as quatro faixas de frequências responsáveis pela interpretação da linguagem. Já a segunda etapa é a Emissões Otoacústicas de Distorção (EOAEPD), que assim como a primeira avalia também a parte periférica da audição. E, por fim, a terceira etapa, que é chamada de Potenciais Evocados Auditivos de Tronco Encefálico Baixo (BERA), responsável pela avaliação central da audição.

A importância da realização completa da avaliação auditiva possibilita que os possíveis problemas atuais e futuros sejam detectados.  Nos casos em que os bebês apresentam falhas no exame, são referenciados para o Centro de Saúde Auditiva do Hospital Geral de Fortaleza (HGF), também da rede pública do Governo do Ceará, que disponibiliza o tratamento para crianças com alguma perda auditiva.

O número de exames realizados em 2016 aumentou, quando comparado com 2015. Ao todo, 9.443 triagens auditivas no ano passado e 9.360, no ano anterior. Lara explica que, como todos os recém-nascidos passam pela triagem, o aumento do número de exames vai depender da quantidade de bebês nascidos no hospital. Desde 2010, o Teste da Orelhinha é realizado no Hospital César Cals, ano em que a Lei 12.303 de 2 de agosto de 2010 entrou em vigor, quando tornou obrigatória a realização do exame gratuitamente nos hospitais e maternidades.

Com informações do Governo do Estado.

 

Mais notícias