Hospital de Saúde Mental treina profissionais para serviço de atendimento à população LGBTT

SAÚDE
04 de julho de 2017

O Hospital de Saúde Mental de Messejana Professor Frota Pinto (HSMM), do Governo do Ceará, inicia nesta terça-feira, 4, o treinamento de 250 profissionais de todas as categorias do seu quadro funcional para o acolhimento humanizado a Lésbicas, Gays, Bissexuais, Travestis e Transexuais – LGBTT. A capacitação faz parte do programa de implantação do ambulatório de atenção à saúde da pessoa trans. Serão realizados cinco encontros entre os dias 4 e 21 de julho, para apresentação do serviço especializado para pessoas trans e discussão sobre a política de saúde para a população LGBTT, entre outras atividades.

A implantação do primeiro ambulatório especializado no atendimento a pessoas trans do Ceará foi anunciada neste mês pelo secretário da Saúde do Ceará, Henrique Javi. Com o novo serviço especializado do HSMM, que iniciará em setembro, a população LGBTT terá assistência multidisciplinar, acesso ao tratamento hormonal adequado, além de exames laboratoriais e de imagem.

A transexualização é um processo complexo de saúde, por isso, antes das cirurgias, há uma avaliação e acompanhamento ambulatorial com equipe multiprofissional, com assistência integral no processo transexualizador. Para ambos os gêneros, a idade mínima para procedimentos ambulatoriais é de 18 anos. Esses procedimentos incluem acompanhamento multiprofissional e hormonioterapia. O Ministério da Saúde financia os procedimentos necessários para o processo transexualizador, mas a implantação é feita a partir do credenciamento de novos serviços.

O Brasil está na vanguarda da garantia de direitos e reconhecimento de gênero, assegurando a cobertura integral e gratuita de saúde para essas pessoas. Desde 2008, o Sistema Único de Saúde (SUS) oferece cirurgias e procedimentos ambulatoriais para pacientes que precisam fazer a redesignação sexual (mudança de sexo, tanto de homem para mulher quanto de mulher para homem). Entre 2008 e 2016, ao todo, foram realizados 349 procedimentos hospitalares e 13.863 procedimentos ambulatoriais relacionados ao processo transexualizador.

Calendário de encontros:

Dia 4 – terça-feira (14h às 16h);

Dia 7 – sexta-feira (9h às 11h);

Dia 13 – quinta-feira (14h às 16h);

Dia 18 – terça-feira (14h às 16h);

Dia 21 – sexta-feira (9h às 11h).

FONTE: Governo do Estado.

Mais notícias