Seca, desigualdades sociais, falta de obras estruturantes são apenas alguns dos problemas crônicos enfrentados pela região Nordeste, onde residem 30% da população brasileira distribuída em nove estados e 1.793 municípios. Fazer uma reflexão dessa realidade, promover a troca de experiências, articulações governamentais e a análise de assuntos emergenciais são objetivos do I Congresso Nordestino de Municípios que ocorre de 11 a 13 de novembro em Salvador, no Gran Hotel Stella Maris.
A realização do Congresso é uma parceria da União dos Municípios da Bahia (UPB) com as demais entidades municipalistas do Nordeste, entre as quais a Aprece, bem como com os governos estaduais. “Vamos expor os desafios enfrentados pelas prefeituras num processo interativo de trocas de experiências e estudo de alternativas, porém o mais importante é estabelecer uma agenda conjunta entre municípios da região”, afirma a presidente da UPB, prefeita Maria Quitéria.
Como tema foi escolhido o mote “Oportunidades e Possibilidades para o Nordeste”, que propõe um projeto coletivo de desenvolvimento para esse território, capaz de mobilizar forças políticas e sociais para ações convergentes. Maria Quitéria revela que o foco estará na implementação de estratégias de enfrentamento para os desafios do presente e do futuro.
Simultaneamente ao evento, ocorrerá a Feira de Produtos, Serviços e Tecnologia, que trará inovações do mercado nacional e internacional para facilitar ações da administração pública. Os participantes poderão conferir ainda a exposição paralela de empresas que oferecem informações, ferramentas e equipamentos de ponta para a melhoria da qualidade dos serviços municipais, com redução no custo de produção.
As inscrições serão abertas para o público em geral e começam a ser feitas no dia 21 de outubro, encerrando no dia 8 de novembro.
Desafios
O evento deve reunir cerca de 4 mil participantes para debater entre outros assuntos o fato da densidade demográfica apontar o Nordeste como sendo uma das regiões mais populosas do Brasil, mas que corresponde a apenas 13% do Produto Interno Bruto (PIB) na economia nacional.
Fontes de renda como o turismo, a agropecuária e atração de investimentos terão espaço garantido nas abordagens do Congresso.
Principais assuntos a serem discutidos nas palestras e salas técnicas:
Desenvolvimento Regional e o papel dos Municípios
Comunicação Social para os municípios
Gestão Integrada e o papel das Associações e Consórcios Municipais
Judicialização da Saúde
Mecanismos de Fomento para a Região Nordeste
O Papel dos Municípios na Atração de Investimentos Estrangeiros
A Improbidade Administrativa na nova Ordem Mundial
Prevenção e gerenciamento de riscos na Gestão Municipal
Mais informações e detalhes sobre as inscrições: www.upb.org.br/ (71) 3115.5928/5926