I Encontro Aprece/Undime 2018 discute na Ibiapaba temáticas da Educação

INSTITUCIONAL
26 de março de 2018

O município de São Benedito, na Serra da Ibiapaba, sediou, na última sexta-feira (23), o I Encontro Regional Aprece/Undime 2018. A reunião aconteceu na Câmara Municipal, com a presença de 230 participantes; entre prefeitos, secretários municipais de Educação, vereadores, técnicos e profissionais da área. A ação teve como objetivo aprofundar o debate sobre as questões mais importantes da Educação, oportunizando a troca de idéias sobre os desafios a serem enfrentados e as metas a serem atingidas regionalmente.

A mesa de abertura do encontro contou com as presenças do presidente da Aprece, Gadyel Gonçalves; do presidente da Undime/CE, José Marques Aurélio de Souza; e do secretário adjunto da Seduc, Rogers Mendes, representando o Secretário Estadual de Educação do Ceará, Idilvan Alencar. Além deles: o presidente da Câmara Municipal de São Benedito, Alexandre Coelho Serpa de Paula; a Secretária de Educação de São Benedito, Lúcia de Fátima Goncalves; a Secretária de Educação de Tianguá, Ana Vladia Moreira Nunes Barbosa; o coordenador da COPEM/ Seduc; Márcio Brito; o vice prefeito de São Benedito, Saul Maciel; e o Coordenador da Crede 05, Gerson Mendes Coelho de Morais.

Durante o encontro, foi ressaltado que o Regime de colaboração entre Estado e municípios vem a cada dia colhendo novos frutos e que esse acordo mútuo entre as partes tem sido diante dos últimos resultados obtidos na Educação do Ceará. Entre as prioridades apontadas na ocasião, destaque para a necessidade de promover uma política pública educacional que possa fortalecer o vínculo do aluno com a escola e vice versa. Com um dos encaminhamentos, foi definida a formação de um Grupo de Trabalho composto por representantes da Aprece, Undime/CE e Seduc. O objetivo do GT é para avaliar, diagnosticar e promover ações que possam melhorar o trabalho junto aos alunos. Também deverá ser criado um outro Grupo de Trabalho destinado á avaliação, diagnostico e promoção de ações ligadas ao transporte escolar.

Ficou definida ainda no evento, a realização de um encontro pela Aprece com os gestores (prefeitos e secretários de Educação e Finanças) para tratar da PEC 15/15, que torna o Fundeb permanente. Posteriormente, será promovido um segundo momento com os deputados estaduais e federais, no intuito de aprovar a referida PEC o mais breve possível.