Idosos e pessoas com deficiência serão beneficiados com projeto na Praia de Iracema

ACESSIBILIDADE
18 de janeiro de 2016

O Governo do Estado, em parceria com a Prefeitura de Fortaleza estão realizando o Projeto “Praia Acessível”.  A iniciativa tem como objetivo adaptar a orla marítima da capital cearense, promovendo acessibilidade de idosos, pessoas com deficiência e com mobilidade reduzida. O projeto estará funcionando a partir do dia de 17 de fevereiro e a Praia de Iracema receberá a primeira etapa dessa ação.

Os equipamentos que facilitarão o acesso dos cearenses e turistas em suas praias foram apresentados pela primeira-dama do Estado, Onélia Maria Leite de Santana. O projeto funcionará de quarta a domingo, de 9h às 14h, e no período de alta estação (janeiro, julho e dezembro) será realizado de segunda a segunda.

No local haverá espaço de lazer com esteira de acesso e cadeiras anfíbias, que possibilitam o acesso deste público ao mar. A infraestrutura ainda conta com espaço para vôlei e frescobol adaptados, piscinas, cadeiras e mesas cobertas com toldos, banheiro acessível e itens de segurança.

De acordo com a primeira-dama, o projeto representa um grande avanço para a garantia dos direitos das pessoas com deficiência e idosos. “Eleva a autoestima dessas pessoas, não só pelo acesso à praia, mas o convívio com outras pessoas. Estamos nos dedicando a este projeto desde o início do ano passado. Nos reunimos com as entidades representantes do movimento da pessoa com deficiência para ouvir as necessidades. Agora, faltam os últimos ajustes e com a parceria da Governo-Prefeitura vamos concretizar esse sonho”, afirmou.

Para o secretário de Turismo de Fortaleza, Elpídio Nogueira, a Prefeitura está preparando toda a infraestrutura do local para dar acessibilidade. “Já rebaixamos a calçada, vamos colocar sinal sonoro, pontos de energia e de água. Vamos oferecer um pequeno oásis no meio do deserto, que é a praia para o cadeirante”, ressaltou.

Com informações do Tribuna do Ceará.

Mais notícias