IEP realiza Fórum de Responsabilidade Socioambiental e Cultural

ODM
31 de outubro de 2013

O Instituto de Educação Portal (IEP) realizou na última quarta-feira (23), no Centro de Eventos do Ceará, a 6ª edição do Fórum de Responsabilidade Socioambiental e Cultural. Palestras, oficinas, exposições, apresentações culturais e a entrega da Comenda Transformando Vidas possibilitaram o compartilhamento de ações de responsabilidade social, ambiental e cultural, envolvendo toda a sociedade cearense em prol dos Objetivos de Desenvolvimento do Milênio (ODM).
 
A sexta edição do Fórum de Responsabilidade Socioambiental e Cultural abraçou a causa dos ODM (Objetivos de Desenvolvimento do Milênio). Conhecidos como “8 Jeitos de Mudar o Mundo”, são um compromisso compartilhado com a sustentabilidade do Planeta em ações que visam melhorar a qualidade da educação, reduzir desigualdades entre gêneros, erradicar a mortalidade infantil e garantir a sustentabilidade ambiental.
 
Em 2013, o evento quis mostrar que toda a sociedade pode se engajar e fazer a diferença para a construção de um mundo melhor. Para Wagner Caetano, Secretário Geral da Presidência da República, o objetivo era que cada pessoa percebesse que pode sim ter um papel ativo na sociedade. O principal foco foi “enfatizar a ideia de que juntos podemos mais, que não precisamos esperar pelo outro ou apenas pelo poder público, pois com ações simples, mas feitas coletivamente podemos impactar positivamente nossa sociedade”, comenta Wagner.
O evento contou com importantes nomes e atividades bastante relevantes para o cenário atual. Logo no início da manhã, contamos com a presença de Wagner Caetano, Secretário Geral da Presidência da República que contextualizou o público sobre os ODM e a importância da adesão dos municípios ao movimento, seguido de Caio Magri, Gerente de Políticas Públicas do Instituto Ethos, que tratou da importância dos ODM para o desenvolvimento sustentável.  A manhã foi marcada também por atrações culturais que abrilhantaram ainda mais o evento, como a apresentação da Camerata da Universidade de Fortaleza (Unifor), uma performance artística realizada pelos arte educadores do IEP e apresentação do coral infantil do Núcleo Municipal Nós Podemos da Prefeitura de General Sampaio.
 
Um destaque da sexta edição do Fórum foram as oficinas práticas realizadas durante todo o dia, onde foram abordados assuntos como voluntariado, responsabilidade social empresarial, captação de recursos para o terceiro setor e cooperativismo. As oficinas foram ministradas por representantes do Núcleo Regional dos ODM, Sistema OCB-SESCOOP/CE, Movimento Nacional Pela Cidadania e Solidariedade e por facilitadores da Dialogus Consultoria, a primeira consultoria em Responsabilidade Social do Ceará, de forma voluntária. Para Maiso Dias, Sócio Diretor da Dialogus, “o Fórum do IEP contribuiu para o fortalecimento de uma cultura inclusiva e disseminada por todos, seja ela uma organização social ou não, promovendo uma melhoria de qualidade de vida para as pessoas, contribuindo ainda mais para o empoderamento das comunidades”.
 
A ONG Terra da Sabedoria, que nasceu com o intuito e atuar como uma federação de ONGs no Estado do Ceará vive um momento de transformação e restruturação. Durante o Fórum do IEP, houve o seu relançamento e apresentação de sua nova marca, que traz consigo novos projetos e desafios que promoverão grandes impactos dentro e fora do Brasil. “Esse é um grande dia, o de nosso lançamento oficial, porque a Terra quer fortalecer ainda mais as ações de grandes ONGs. Estamos muito honrados em tê-los conosco, a partir da certeza de que vocês fazem a diferença para mudar uma realidade tão desigual”, disse Egídio Guerra, Coordenador da Terra da Sabedoria, bastante emocionado.
 
Nas últimas horas do evento, contamos com a participação de Inalda Barros, Secretária Nacional Adjunta de Mobilização ODM que ministrou a palestra Liderança Sustentável como foco na ISSO 26000 e Ticiana Nascimento, Coordenadora Nacional das Consultas do Pós 2015 do Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD), que falou sobre desenvolvimento humano e capacidades e a nova agenda de desenvolvimento mundial pós 2015. Outro importante momento foi a mesa redonda mediada por Ilana Maciel, Gerente Técnica de Capacitação do Serviço Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo do Estado do Ceará, onde importantes trabalhos que contribuem para o alcance dos Objetivos de desenvolvimento do Milênio puderam ser apresentados. O público pôde conhecer os trabalhos desenvolvidos pela CAGECE (Companhia de Água e Esgoto do Ceará), Núcleo Estadual ODM, Instituto FIEC de Responsabilidade Social (Fireso) e Núcleo de Reinserção Social do Fórum Clóvis Beviláqua.
 
O Fórum também foi palco da entrega da Comenda Transformando Vidas, que em sua terceira edição, homenageou importantes nomes no cenário da inclusão social no Estado do Ceará. Foram homenageados Egídio Guerra, Empreendedor Social, responsável pela criação de diversas ONG´s em todo o país e fundador e coordenador da ONG Terra da Sabedoria. Gercila Rodrigues, fundadora e mantenedora do Instituto Cristo Rei que acolhe crianças e adolescentes em situação de risco e abandonadas pelos pais. Ir. Maria Conceição, missionária fundadora do Lar Amigos de Jesus que há 26 anos trabalha com crianças e adolescentes com câncer. E Frei Hans Stapel que fundou um dos projetos mais respeitados de recuperação de dependentes de drogas, as Fazendas da Esperança que possui unidades no Brasil e em 11 países do mundo.
 
Esta foi a melhor edição do Fórum de Responsabilidade Socioambiental e Cultural que se concretiza como o maior evento de Responsabilidade Social do Norte e Nordeste, com um público de 1600 pessoas e mais de 4500 participações nas atividades. O evento arrecadou mais de duas toneladas de alimentos que foram doados ao Lar Amigos de Jesus, Orfanato Cristo Rei, Lar Domingos Sávio e Fazenda da Esperança Fortaleza, bem como mais de 100 latas de leite que irão contribuir com as ações realizadas pelo Instituto de Promoção da Nutrição e do Desenvolvimento Humano (IPREDE).
 
Destacamos o trabalho em rede e a participação voluntária de todos os palestrantes e facilitadores do Fórum, pois sem os parceiros, patrocinadores e apoiadores, o tão esperado sucesso não teria sido conquistado. Demos um grande passo para a tão sonhada mudança no cenário social, afinal “com o seu jeito, você também pode mudar o mundo”.
 
FONTE: IEP
 

Mais notícias