Iniciada 13ª Semana Nacional de Museus

CULTURA
18 de maio de 2015

A partir desta segunda-feira, 18, inicia-se a 13ª Semana Nacional de Museus. Com o tema "Museu para uma sociedade sustentável", a ação irá promover exposições, visitas guiadas, exibições de filmes, espetáculos teatrais, oficinas, seminários, mesas-redondas e palestras. A iniciativa leva a proposta de promover 4.570 eventos, em mais de 600 municípios brasileiros.

No Ceará haverá programação no Museu do Ceará, Sobrado Dr. José Lourenço, Arquivo Público do Ceará, Museu Sacro São José de Ribamar, e Museu da Imagem e do Som. O intuito é chamar a comunidade para refletir, discutir e trocar experiências sobre o tema sugerido pelo ICOM (Conselho Internacional de Museus) por meio de seminários, exposições, oficinas, espetáculos, mesas-redondas, visitas guiadas, exibições de filmes, entre outras atividades.

A realização das ações será de responsabilidade da própria instituição assim como a viabilização do desenvolvimento delas. Já ao Instituto Brasileiro de Museus (Ibram), autarquia federal vinculada ao Ministério da Cultura (MinC) caberá a divulgação, produção e distribuição da programação nacional.

Programação no Ceará

O Museu do Ceará realizará nos dias 20 e 21, das 9h às 17h, a ação "Diálogos: exposições colaborativas". Na próxima quinta-feira, 21, a instituição inaugura a exposição "Memórias Plurais". O equipamento apresenta também a mostra "Impressões do Sertão Cearense", com xilogravuras de João Pedro de Juazeiro, escolhidas sob curadoria do professor e pesquisador Gilmar de Carvalho.

Entre os dia 19 e 23 deste mês, das 12h às 13h30,  o Sobrado Dr. José Lourençoestará em cartaz o "Cineclube Sobrado", com exibição de curtas-metragens.  No próximo sábado, 23, das 9h30 às 11h30, será ministrada oficina de brinquedos com materiais reciclados, mediada por Geórgia Mara. À tarde, das 14h às 17h, será realizada oficina de fanzine, ministrada pelos integrantes do grupo Seres Urbanos.

O Museu da Imagem e do Som promoverá durante a semana,  uma reflexão sobre o papel da memória como vetor de sustentabilidade, com atividades de quarta-feira, 20,  a sexta-feira, 22 , com início às 14h. Durante o encontro, serão relatadas experiências de jovens da Escola de Artes e Ofícios Thomaz Pompeu Sobrinho. Eles realizaram estágio em equipamentos culturais, como parte da formação no curso de Conservação de Acervos Museológicos. Haverá, ainda, mesa-redonda e oficina de higienização de acervos. Encerrando o ciclo, o Museu Sacro São José de Ribamar apresenta a exposição "Os Olhares de Maria".

Serviço:

13ª Semana Nacional de Museus – de 18 a 23 de maio de 2015.

Ingresso gratuito.

Contato: (85) 3101.2610.

Mais notícias