Iniciada 14ª Semana Nacional de Museus

CULTURA
17 de maio de 2016

De 16 a 22 de maio acontece a 14ª Semana Nacional de Museus, temporada cultural promovida pelo Instituto Brasileiro de Museus (Ibram) em comemoração ao Dia Internacional de Museus (18 de maio). A ação irá promover exposições, visitas guiadas, exibições de filmes, espetáculos teatrais, oficinas, seminários, mesas-redondas e palestras. A iniciativa leva a proposta de promover 3700 eventos, em 1236 museus de todo o país.

A realização das ações será de responsabilidade da própria instituição assim como a viabilização do desenvolvimento delas. Já ao Instituto Brasileiro de Museus (Ibram), autarquia federal vinculada ao Ministério da Cultura (MinC) caberá a divulgação, produção e distribuição da programação nacional.

O Ibram preparou diversos materiais virtuais e dicas de como usá-los para fomentar a divulgação dos museus no âmbito da 14ª Semana. Essa iniciativa permite que as instituições museológicas alcancem um número maior de público de forma mais sustentável e dinâmica. Veja aqui a lista com os materiais.

Programação no Ceará

 Em Fortaleza, a Federação das Empresas de Transportes de Passageiros do Ceará, Piauí e Maranhão – Fetrans, por meio do seu Centro Cultural do Transporte, realizará uma ação educativa em parceria com o Museu da Indústria, nos dias 17 e 19 de maio.

A iniciativa contemplará alunos do 1° ano da Escola de Educação Básica e Profissional – EBEP, que sairão em um ônibus, cedido pela Fetrans, do Sesi (Parangaba) até o Museu da Indústria. Durante o trajeto, os estudantes receberão uma breve apresentação sobre o Centro Cultural e a história dos transportes. Chegando ao museu, os alunos participarão de uma visita guiada pelo local e serão conduzidos até a “Exposição Trilhos”, que proporciona uma viagem ao passado de Fortaleza, por meio de 32 fotografias, com imagens de ruas onde foram construídos trilhos de bondes entre 1880 e 1912 e que compunham a paisagem urbana daquele período, junto com o casario e os prédios comerciais.

Com a realização dessas visitas ao Museu da Indústria, a Fetrans objetiva estimular os jovens a valorizarem o passado e o legado cultural da cidade que estão registrados em locais como os museus.

Os interessados em visitar o Museu da Indústria e conferir a Exposição Trilhos têm até o final de julho. O local funciona de terça a sexta-feira, de 9 horas às 18 horas; aos sábados, de 9 horas às 17 horas; e aos domingos, de 9 horas às 13 horas. A entrada é franca.

Museu do Ceará

Endereço: Rua São Paulo, 51 – Centro

Fone: (85) 3101.2610/ 3101.2611

Funcionamento: aberto ao público de terça-feira a sábado, das 9 às 17 horas.

Acesso gratuito.

Mais notícias