Iniciado Festival itinerante Anima Mundi no Ceará

CULTURA
08 de julho de 2016

Fortaleza recebe a versão itinerante de um dos maiores festivais de animações do mundo, o Anima Mundi. A edição exibe a seleção de 37 curtas nacionais e internacionais de autores consagrados em diversas técnicas de animação. As crianças contarão com oficina de stop motion, um modelo de animação utilizada por cineastas. A programação é gratuita.

O evento, realizado até o próximo domingo, 10 de julho, ocorrerá na Caixa Cultural Fortaleza. A abertura da mostra, às 19h30, exibe “São João”, do cearense Diego Akel.

A mostra apresenta as produções nesta sexta-feira, 8,  a domingo, 10,  em três sessões, às 15h (sessão infantil), 17h e 19h30, com duração em torno de uma hora cada. O público confere ainda um panorama do que vem sendo produzido no mundo e no Brasil em termos de animação.

Produção nacional

Dentre os curtas nacionais o premiado “Eu Queria ser um Monstro”, de Marcelo Mourão, “Ed.”, de Gabriel Garcia, o poético “O Divino, De Repente”, de Fábio Yamaji,“O Céu no Andar de Baixo”, de Leonardo Cata Preta, “Passo” de Alê Abreu (o mesmo de O menino e O Mundo) e “Guida”, de  Rosana Urbes.

Produção internacional

Da seleção internacional, “Lavatory Lovestory”, de Konstantin Bronzit (Rússia), “Bom Voyage”, de Stefan Kerda (Suiça), “Paths of Hate”, de Damian Nenow (Polônia), “Viaje a Marte”, de Juan Pablo Zaramella (Argentina), “The Saga Of Biôrn”, de Benjamin Kousholt (Dinamarca) e Noodle Fish, de Kim Jin Man (Coreia do Sul) – um filme feito de macarrão. Na programação infantil: “História de um Urso”, de Gabriel Osorio (Chile), “Zebra”, de Julia Ocker (Alemanha), Bomtempo de Alexandre Dubiela (Brasil) e “Roomon The Broom” de Max lang e Jan Lachauer (Reino Unido).

Oficina de stop motion

A edição ainda conta com oficinas gratuitas de animação em técnica stop motion (com uso de massa de modelar). Os participantes poderão criar roteiros e confeccionar personagens que serão animados em um cenário de fundo infinito.

As oficinas serão feitas em grupos de 30 pessoas, com duração de 40 minutos, podendo ocorrer das 13h às 19h, entre sexta e domingo. No fim, o público confere o resultado do trabalho.

A participação é gratuita e a classificação etária é de oito anos. A inscrição é feita na hora, por ordem de chegada. Além de Fortaleza, o circuito itinerante passou por Brasília e Salvador exibindo o melhor do que foi apresentado na versão integral.

Serviço

Cinema: Circuito Anima Mundi em Fortaleza

Local: Caixa Cultural Fortaleza (Avenida Pessoa Anta, 287 – Praia de Iracema)

Data: 7 a 10 de julho de 2016 (abertura no dia 7, às 19h30)

Sessões: 8 a 10 de julho, às 15h (sessão infantil), 17h e 19h30Ingressos: Entrada gratuita, com distribuição de senhas com uma hora de antecedência

Bilheteria: Contato Caixa Cultural Fortaleza: (85) 3453-2770

Classificação indicativa: Conferir individualmente na programação disponível no site oficial.

Acesso para pessoas com deficiência e assentos especiais.

Com informações do G1.

Mais notícias