Estão abertas até o dia 24 de junho as inscrições para o Curso de Cuidadores de Idosos que a Secretaria da Saúde do Estado realizará nos meses de agosto e setembro deste ano para capacitar os interessados a exercerem funções de cuidador de idosos em domicílios, hospitais, centros de referências, entre outras modalidades de atenção ao idoso. São pré-requisitos para a inscrição ser maior de 18 anos e ter nível médio completo. É necessário imprimir e preencher a ficha de inscrição (clique aqui para imprimir) e entregá-la junto com cópia de certificado de conclusão de nível médio, cópia do RG e uma foto 3×4 no Grupo Técnico do Idoso da Secretaria de Saúde do Estado do Ceará, Avenida Almirante Barroso, 600, Praia de Iracema, ou na Secretaria Escolar da Escola de Saúde Pública (ESP/CE), Avenida Antônio Justa, 3161, Meireles. As entrevistas de seleção ocorrerão no dia 29 de junho, em local e horário determinados pela organização do curso
O Curso de Cuidadores de Idosos visa a colaborar com a implementação da Política Estadual de Atenção ao Idoso. A Política Nacional do Idoso, base para a formulação da Política Estadual, tem como propósitos promover o envelhecimento saudável na sua manutenção e melhoria, prevenir incapacidades e agravos, recuperar a saúde dos que adoecem e reabilitar aqueles que tenham a sua capacidade funcional restringida. O Estatuto do Idoso, de 2003, determina que "é obrigação da família, da comunidade, da Sociedade e do Poder Público assegurar ao idoso, com absoluta prioridade, a efetivação do direito à vida, á saúde, á alimentação , à educação, à cultura, ao esporte, ao lazer, ao trabalho, à cidadania, á liberdade, á dignidade, ao respeito e à convivência familiar e comunitária".
A tábua de mortalidade projetada pelo IBGE para o ano de 2013 mostra que a expectativa de vida do brasileiro é de 74,9 anos para ambos os sexos, de 71,3 anos para os homens e de 78,6 anos para as mulheres. De acordo com o mesmo estudo, a expectativa de vida aos 60 anos de idade que era de 16,4 anos em 1980, passou para 21,8 anos em 2013, acréscimo de 5,4 anos no período, representando um aumento relativo de 33,0%. Em 2013, um brasileiro com 60 anos de idade viveria em média 81,8 anos, 79,9 anos para homens e 83,5 anos para mulheres. O Ceará segue a tendência nacional de envelhecimento populacional. Nos últimos 10 anos a população de idosos aumentou 61%. Dados do censo de 2010 mostram que há no Estado 1 milhão e 89 mil pessoas com mais de 60 anos de idade vivendo no Ceará, que representam 12,6% de toda a população do Estado. Na Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (Pnad) de 2011, o Ceará aparece como o quinto Estado brasileiro com a população mais envelhecida.
Mais informações pelo telefone (85) 3101.5198