A partir desta segunda-feira, 09, até às 23 horas e 59 minutos da próxima quarta-feira, 11, estudantes que pretendem concorrer a bolsas do Programa Universidade para Todos (ProUni) neste segundo semestre de 2014, devem realizar suas inscrições gratuitamente através do site do Prouni. O interessado em participar também poderá consultar a lista de cursos e instituições que estão disponíveis.
Estão sendo oferecidas mais de 115 mil 101 bolsas de estudos em instituições particulares de educação superior. Destas, mais de 73 mil são integrais e 41,5 mil parciais. Esta edição do programa conta com 943 instituições participantes, que oferecem 22.139 cursos. O de maior oferta são administração (13.168 vagas), engenharias (12.362), direito (7.887), pedagogia (7.725) e ciências contábeis (6.865).
O Prouni, programa do Ministério da Educação, criado pelo Governo Federal em 2004, concede bolsas de estudo integrais e parciais (50%) em instituições privadas de ensino superior, em cursos de graduação e sequenciais de formação específica, a estudantes brasileiros, sem diploma de nível superior. O estudante precisa comprovar renda familiar, por pessoa, de até um salário mínimo e meio para a bolsa integral; para a parcial, renda familiar, por pessoa, de até três salários mínimos.
Estão dispensados de comprovar renda os professores dos quadros permanentes das redes públicas estaduais e municipais, em efetivo exercício do magistério, que concorram a bolsas em cursos de licenciatura, pedagogia ou normal superior.
Pode ser candidato ao Prouni, o estudante que tenha participado do Enem de 2013 e alcançado no mínimo 450 pontos na média das notas do Exame. O candidato deve, ainda, ter obtido nota acima de zero na redação. Não são consideradas as notas obtidas nos exames anteriores. Os resultados do Enem são usados como critério para a distribuição das bolsas de estudo, isto é, as bolsas são distribuídas conforme as notas obtidas pelos estudantes no exame.
Veja aqui a lista de cursos e instituições.