Alunos do ensino fundamental e médio, estudantes de instituições de ensino técnico do país, incluindo Educação de Jovens e Adultos (EJA) e aqueles em situação de privação de liberdade matriculados em escolas da rede pública, terão mais uma oportunidade de realizarem suas inscrições no Concurso de Redação da Defensoria Pública da União (DPU).
A inscrições foram reabertas, e o prazo segue até dia 12 de outubro. A 4ª edição da iniciativa pretende fomentar a discussão de temas que permeiam a realidade e incentivar o debate em salas de aulas sobre formas de promover os direitos humanos e garantir o acesso à Justiça.
Serão premiados trabalhos de todos os 26 estados do Brasil e Distrito Federal e os três estabelecimentos de ensino da Rede Pública que melhor realizarem o Plano de Mobilização. A premiação inclui uma viagem a Viena, na Áustria, para primeiros colocados nas Categorias Ensino Fundamental e Ensino Médio e seus respectivos acompanhantes, a entrega de tablets e R$ 10 mil para compra de equipamento escolar para as escolas vencedoras.
Com o tema "Promoção dos direitos humanos e garantia do acesso à Justiça", a edição 2018 da iniciativa presta homenagem aos 70 anos da Declaração Universal dos Direitos Humanos, proclamada pela Organização das Nações Unidas (ONU) em 1948.
Para participar, as Redações e Planos de Mobilização deverão ser inseridos na Plataforma do Concurso de Redação da DPU, disponível neste link, até o dia 12 de outubro de 2018.
Com informações da Undime.