Juazeiro do Norte sedia primeiro “Aprece em Sua Região” com gestores e autoridades

SUCESSO
12 de agosto de 2025

A cidade de Juazeiro do Norte sediou, nesta terça-feira (12), a abertura da primeira edição do projeto “Aprece em Sua Região”, promovido pela Associação dos Municípios do Estado do Ceará (Aprece) em parceria com diversas instituições. Bastante prestigiado, o encontro, realizado na Faculdade de Medicina FMJ Estácio, reúne gestores, servidores públicos, representantes da sociedade civil e estudantes da região do Cariri para dois dias de palestras e oficinas técnicas voltadas ao fortalecimento da administração pública municipal.

O presidente da Aprece, Joacy Júnior, destacou a importância de iniciar o projeto no Cariri e a adesão maciça dos municípios da região. “Hoje estamos dando início a um importante passo de capacitação e qualificação para os nossos gestores e servidores públicos. Começamos por Juazeiro do Norte com praticamente todos os 29 municípios convidados presentes, o que já é um grande sucesso. Este ano, vamos percorrer todo o Ceará levando capacitações, cursos e oficinas, buscando cada vez mais qualificar as gestões municipais”, afirmou.

 

Representando os gestores municipais, o prefeito de Crato, André Barreto, ressaltou o valor das parcerias e do compartilhamento de informações para enfrentar os desafios diários das administrações locais. “Esse encontro não só nos aproxima mais da Aprece, como traz informações essenciais para que possamos nos adequar, compartilhar experiências e nos preparar para os grandes desafios das nossas gestões. Que possamos sair daqui mais preparados para a luta do dia a dia”, disse.

Anfitrião do evento, o prefeito de Juazeiro do Norte, Glêdson Bezerra, reforçou que levar conhecimento até as regiões mais distantes da capital é fundamental para fortalecer a gestão pública. “Muitas vezes não conseguimos levar equipes para eventos na capital devido à distância e aos custos. Quando a Aprece vem até nós, possibilita que o conhecimento chegue, que possamos nos capacitar, otimizar recursos e acessar oportunidades que muitas vezes estão à disposição, mas não conseguimos aproveitar. É um momento determinante para quem vive a gestão municipal no dia a dia”, afirmou, agradecendo à Aprece pela escolha do Cariri como ponto de partida do projeto.

A mesa de abertura do evento contou, ainda, com a presença de José Erison Furtado Matias, Auditor Fiscal e Delegado da DRF/Juazeiro do Norte; Flávia da Fonseca Medeiros, Coordenadora Substituta na Coordenação-Geral de Governança Colaborativa e Gestão do Conhecimento da Diretoria de Transferências e Parcerias da União, do Ministério da Gestão e Inovação em Serviços Públicos (MGI);  José Plínio Neto, Gerente de Governo da Caixa Econômica Federal GIGOV/Fortaleza; Bruno de Sá Novaes Mota, Gerente de Governo da Superintendência Estadual do Ceará; Charles Lelis Soares, Diretor da Faculdade de Medicina FMJ-Estácio; e o professor Aurélio de Souza, presidente da Undime.

Durante a manhã, foram realizadas palestras sobre: Parceria que Move (Caixa Econômica Federal); Projeto Cidadania Fiscal na Educação (Receita Federal); Banco de Desenvolvimento Regional, Financiamento aos Municípios e Oportunidades de Relacionamento (Banco do Nordeste); Rede de Parcerias com a União, Transferegov e Contrata+Brasil (MGI).

No período da tarde, a programação prossegue com o Seminário Caixa para Gestores Municipais e Estaduais de Convênios e diversas oficinas temáticas simultâneas, entre elas: Serviço de Inspeção Municipal; Elaboração de Projeto Social e Captação de Recursos; Regulação em Saúde: Fluxos e Rotinas da Regulação de Leitos; Planos Decenais de Educação e Possibilidades de Captação de Recursos do FNDE/MEC; Lei Rouanet: Novos Programas e Possibilidades de Acesso; Gestão Fiscal e Tributária; e Gestão das Transferências e Parcerias com a União. Nesta quarta-feira (13), o evento continua com a segunda parte das oficinas e novas temáticas, como planos decenais de educação, captação de recursos do FNDE/MEC e desenvolvimento territorial com o Banco do Nordeste.

A Aprece reforça o convite para que gestores e servidores das demais regiões do estado participem das próximas edições do projeto, que ocorrerão até novembro em Russas, Tianguá, Quixeramobim, Iguatu, Camocim, Crateús e Fortaleza, fortalecendo o municipalismo em todo o Ceará.