O Governo do Ceará, por meio da Secretaria das Mulheres, realizou nesta segunda-feira (4) a entrega de kits de apoio aos Conselhos Municipais dos Direitos da Mulher, fortalecendo a atuação desses órgãos em mais de 80 municípios cearenses. A iniciativa contempla equipamentos como computador, mesa, cadeira, além de cartilhas e folders educativos voltados à prevenção e ao enfrentamento da violência contra a mulher.
Os kits visam ampliar a capacidade de articulação, registro, comunicação e monitoramento das ações em defesa da equidade de gênero.
Durante o evento, a Aprece esteve representada pela prefeita de Quiterianópolis, Juliana Abreu, que ressaltou o papel estratégico dos conselhos municipais. Em sua fala, ela enfatizou que a entrega dos kits é um passo concreto para ampliar a capacidade de atuação desses órgãos.
“Estamos no Agosto Lilás, um chamado à consciência, à ação e ao compromisso com a vida das mulheres. A entrega desse kit vem fortalecer o conselho da mulher, aumentar o compromisso em defesa dessas mulheres”, afirmou a prefeita.
Juliana Abreu também destacou a realidade silenciosa enfrentada por inúmeras mulheres que sofrem diferentes formas de violência, muitas vezes sem buscar ajuda por medo ou insegurança.
“Quantas Marias, Franciscas, Julianas passam por abusos, violências físicas, emocionais, morais, verbais, financeiras e políticas? Elas não são vistas. Por que será? Muitas vezes, o medo impede que exponham o quanto são violentadas no dia a dia, até mesmo no trabalho ou em casa”, ressaltou.
Para a gestora, os conselhos exercem papel essencial na construção de políticas efetivas, na escuta qualificada e na resistência frente às desigualdades.
“Cabe a nós, gestores e gestoras, com o apoio do Governo do Estado, garantir que possamos dar condições para que esses conselhos atuem com independência, com voz e vez. Seguimos juntas para garantir um Ceará mais justo, seguro e humano para todas as mulheres”, concluiu.
A entrega contou com a presença da vice-governadora e secretária da Proteção Social, Jade Romero, que reforçou o compromisso da gestão estadual em proteger as mulheres cearenses, e da secretária das Mulheres e deputada estadual Lia Gomes, que destacou o papel dos conselhos na formulação, fiscalização e execução das políticas públicas voltadas à garantia dos direitos das mulheres.