Lançada campanha sobre saúde de mulheres lésbicas e bissexuais

CAMPANHA
03 de setembro de 2015

Com foco na atenção à saúde das mulheres lésbicas e bissexuais, o Ministério da Saúde em parceria com a Secretaria de Políticas para Mulheres (SPM) e de Direitos Humanos da Presidência da República (SDH), lançou nesta quarta-feira, 2, mais uma etapa da campanha “Políticas de Equidade. Para Tratar Bem De Todos”. O objetivo da iniciativa é valorizar o direito à saúde das populações em situação de vulnerabilidade e garantir atendimento de qualidade no SUS a todos os brasileiros.

De acordo com o ministro da Saúde, Arthur Chioro, a campanha lança o tema de como produzir um cuidado em saúde que se paute por alguns princípios fundamentais. “O primeiro é o da inclusão. Não podemos falar da concretização da saúde como direito de todos enquanto tivermos pessoas excluídas. O segundo preceito é o enfrentamento do preconceito e de todas as modalidades de exclusão, de violência institucional, de recusa de atendimento e de não reconhecimento da escolha que homens e mulheres fizeram. O terceiro é o da garantia do acesso. Nenhuma mulher lésbica ou bissexual pode deixar de ser incluída ou ser tratada com preconceito ou ter o seu acesso aos cuidados necessários para a sua saúde colocados em segundo plano”, ressaltou o ministro.

CAMPANHA – A campanha oferece informações para que os trabalhadores e profissionais de saúde possam prestar atendimento qualificado e que considere as necessidades específicas desta população, de modo que ela se sinta acolhida nos serviços de saúde. Serão distribuídos 100 mil cartazes para secretarias de saúde e 20 mil folders destinados aos movimentos sociais, Comitês Estaduais e Municipais de Saúde das Populações de Gays Lésbicas, Bissexuais, Travestis e Transexuais (LGBT).

Mais informações através do site do MS.

Mais notícias