Lançada quarta edição do Seminário Prefeitos Ceará

SEMINÁRIO
10 de maio de 2016

Na última sexta-feira, 29, foi realizado na sede do Jornal Diário do Nordeste, o lançamento oficial da quarta edição do Seminário Prefeitos Ceará. O Seminário acontece nos dia 23 e 24 de maio, no Centro de Eventos, e tem como tema “Cidades inteligentes”.

O evento, promovido pelo Tribunal de Contas dos Municípios (TCM) junto com o Diário do Nordeste e a Prática Eventos, ainda não tem programação fechada mas prevê palestras do Governador do Estado, Camilo Santana, do prefeito de Fortaleza, Roberto Cláudio, e do ex-ministro Ciro Gomes.

“A concepção de cidade inteligente está relacionada a uma realidade em que as exigências aos governos estão se renovando, sejam obrigações sociais, ambientais, de mobilidade urbana, entre outras”, explica o presidente do TCM, conselheiro Francisco Aguiar. Segundo ele, além da questão do cumprimento de normas, a gestão pública precisa pensar cada vez mais no bem estar da população.

“O TCM entende que seu trabalho pode contribuir para a melhoria da gestão pública. Por sermos um órgão de controle externo, temos o papel de acompanhar aspectos da legalidade, que envolvem a análise de contas, mas também de verificar a eficácia das políticas públicas, por meio de auditorias operacionais, que medem o efetivo resultado das ações governamentais", explica o conselheiro.

“O tema cidades inteligentes é atual, diz respeito a vários fatores, como mobilidade urbana, infraestrutura, iluminação pública, os quais devem estar interligados dentro de um plano urbano para que a cidade possa conviver de uma maneira satisfatória. E quem cuida das cidades são as prefeituras municipais, e o órgão que realiza orientação técnica em matéria de gestão pública é o TCM. Logo, em razão de sua competência funcional e experiência acumulada, achamos muito importante ter o Tribunal como parceiro na realização do Seminário Prefeitos Ceará”, afirma o diretor superintendente do jornal Diário do Nordeste, Pádua Lopes.

Com informações do TCM.

Mais notícias