Lançado Cadastro Ambiental Rural no Ceará

MEIO AMBIENTE
13 de novembro de 2013

A Superintendência Estadual do Meio Ambiente (Semace), através da Diretoria Florestal (Diflo), lançou nesta terça-feira, 13, o Cadastro Ambiental Rural (CAR) no Ceará. A solenidade aconteceu na sede da autarquia, em Fortaleza. Na oportunidade foi feita uma apresentação sobre o sistema do CAR.
 
O CAR é um registro eletrônico do Ministério do Meio Ambiente (MMA) obrigatório a todos os imóveis rurais. Sua finalidade obter informações ambientais georreferenciadas referentes à situação das áreas de preservação permanente (APP), reservas legais, florestas, remanescentes de vegetação nativa, áreas de uso restrito e espaços consolidados das propriedades e posses rurais no Brasil.
 
 A meta é promover e instituir táticas para controle, monitoramento e combate ao desmatamento das florestas e demais formas de vegetação nativa do país, assim como realizar um planejamento ambiental e econômico dos imóveis rurais.
 
 Para o MMA, o CAR é uma ferramenta importante para auxiliar no planejamento do imóvel rural e na recuperação de áreas degradadas, além de incentivar a criação de corredores ecológicos e a preservação dos demais recursos naturais, contribuindo para a melhoria da qualidade ambiental.
 

Mais notícias