Lançado no Ceará o Centro Integrado de Inteligência do Nordeste

COMBATE AO CRIME
15 de março de 2018

Na manhã desta quinta-feira, 15 de março, o governador do Estado, Camilo Santana juntamente com o ministro da Segurança Pública, Raul Jungmann, o presidente do Senado, Eunicio Oliveira, o diretor-geral da Polícia Federal (PF), Rogério Galloro, entre outras autoridades lançaram o Centro Regional de Inteligência Integrado da Polícia Federal no Nordeste, que será instalado no Ceará. O vice presidente da Aprece, e prefeito de Cedro, Nilson Diniz, participou da solenidade e assinou como testemunha o documento de instalação.

O governador afirmou que, desde quando assumiu o Governo, comprometeu-se a “olhar, pessoalmente, para esse tema que afeta a vida de cearenses, da mesma forma que afeta a vida de brasileiros”. Informou que irá levar aos municípios com mais de 50 mil habitantes, a tropa do raio, com equipamentos e transporte, mais ostensivo. Disse ainda, que foi comprada duas aeronaves com a mais alta tecnologia para auxiliar no combate à criminalidade do estado.

Camilo agradeceu pela implantação do Centro no estado, e ressaltou que esse novo equipamento vai de forma mais completa integrar as informações das inteligências dos estados nordestinos, como Exercito, Abin, Policia Federal, entre outras, para combater essas organizações que estão no comando. “O estado é mais forte e maior do que essas organizações criminosas do pais”, enfatizou o governador.

O ministro Raul Jungmann, começou seu discurso falando sobre o crime bárbaro acometido a Vereadora do PSOL, Marielle Franco morta no Rio de Janeiro nesta quarta-feira, 14. Pediu um minuto de silêncio em memória da vereadora. Prometeu ainda, que os culpados não ficaram impunes mesmo levando o tempo que for necessário.

De acordo com ele, é uma prioridade universalizar a segurança de todos os brasileiros e garantir que todos tenham direito à vida. “A instalação é um marco que nós acreditamos que seja necessário em todo o pais. Estamos juntos e o crime não irá vencer”, afirmou o ministro.

Segundo o ministro, serão cinco centros que serão integrados nacionalmente. Que aqui no Ceará terão representantes de todos os estados do Nordeste. “Serão disponibilizados 2 milhões de reais para esse novo começo”, completa. Garantiu que já há um local escolhido para ser a sede do centro no estado, mas que não será divulgado no momento.

Ceará

A instalação de forças de Inteligência da Polícia Federal foi um pedido de governadores do Nordeste, devido ao crescimento da atuação de facções criminosas na região. Os governadores foram unânimes na escolha do Ceará como sede do Centro devido à posição geográfica do Estado, que favorece rotas internacionais do tráfico de drogas.

Mais notícias