Ao analisar os maiores problemas mundiais, a Organização das Nações Unidas (ONU) estabeleceu, no ano 2000, os oito Objetivos de Desenvolvimento do Milênio (ODM), que no Brasil são chamados de Oito Jeitos de Mudar o Mundo e que devem ser atingidos por todos os países até 2015.
E, na manhã desta quarta-feira (25), aconteceu o lançamento no Ceará do 5º Relatório Nacional de Acompanhamento dos ODM, elaborado pelo Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (IPEA) e pela Secretaria de Planejamento e Investimento Estratégico do Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão. O evento aconteceu, no auditório do BNB Passaré, com a presença de representantes de municípios e entidades que integram o Movimento Nós Podemos Ceará.
Durante a abertura do evento, a coordenadora do movimento no Estado, Eliene Brasileiro, ressaltou a importância do documento, uma vez que o mesmo reúne dados referenciais para quantificar e enumerar os principais desafios a serem superados e as metas a serem atingidas. Ela ressaltou os avanços no Ceará no que diz respeito à municipalização dos ODM com a criação e o funcionamento dos núcleos municipais do Nós Podemos.
A representante da Aprece no Movimento, e primeira tesoureira da entidade, Ediene Monteiro, falou sobre a importância dos municípios se envolverem de fato com essas ações, citando a experiência de General Sampaio, município do qual é prefeita. Ela narrou as experiências exitosas na cidade, exemplificando as ações junto às crianças que participaram ativamente do evento.
Para Tati Andrade, coordenadora do Selo Unicef, as crianças devem realmente ser as prioridades das ações em favor dos ODM. De acordo com ela, todo e qualquer desenvolvimento passa necessariamente pelo investimento na infância, especialmente no que diz respeito à Educação.
Luis Alberto Vieira, coordenador de Projetos Especiais do ODM Brasil na Secretaria Geral da Presidência da República, elogiou a articulação do Movimento Nós Podemos no Ceará, ressaltando as grandes conquistas do Estado na última edição do Prêmio ODM Brasil. “O Ceará está de parabéns. O último Prêmio, que recebeu 1.090 inscrições, teve 30 premiados, dos quais 7 foram cearenses. Isso representa mais de 20% e evidencia o engajamento do Estado para atingir os objetivos do milênio”, afirmou.
Rafael Gerreiro Osório, assessor da Secretaria de Assuntos Estratégicos da Presidência da República, fez a apresentação geral dos dados do relatório, que foi oficialmente lançado em maio desse ano, em Brasília, pela presidente Dilma Rousseff. O Ceará foi o primeiro Estado a receber o lançamento regional do documento, exatamente por seu destaque nas ações em prol dos ODMs.
Clique AQUI e veja fotos do evento.