Lançado Programa Nacional de Sementes e Mudas para a Agricultura Familiar

AGRICULTURA
10 de novembro de 2015

Com o intuito de expandir o acesso dos agricultores familiares a sementes e mudas de reconhecida qualidade e adaptadas a cada região do país, foi lançado na última sexta-feira, 6, o Programa Nacional de Sementes e Mudas para a Agricultura Familiar. A solenidade de lançamento foi realizada pelos ministros do Desenvolvimento Social e Combate à Fome, Tereza Campello, e do Desenvolvimento Agrário, Patrus Ananias, durante a 5ª Conferência Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional, em Brasília.

O programa busca é fortalecer sistemas agroalimentares de base agroecológica. Para isso, o governo federal vai apoiar projetos e ações destinadas à produção, melhoramento, resgate, conservação, multiplicação e distribuição das sementes e mudas.

Serão favorecidos agricultores familiares multiplicadores e produtores, que possuem Declaração de Aptidão ao Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar (Pronaf) e que atendam aos requisitos estabelecidos para a modalidade Aquisição de sementes do Programa de Aquisição de Alimentos (PAA).

Programas

O acesso às sementes nativas, também conhecidas como crioulas é uma das políticas estruturantes desenvolvidas do MDS para permitir que a população brasileira tenha uma alimentação mais saudável.

Uma das ações desenvolvidas é a implantação de 640 Bancos de Sementes na região do Semiárido para atender pelo menos 12 mil famílias. O investimento é de R$ 21 milhões. Outra política é a compra pública de sementes por meio da modalidade Aquisição de Sementes do PAA. Até outubro deste ano, foram investidos R$ 7,8 milhões na aquisição de sementes por meio dessa modalidade.

Mais notícias