Lançamento da Campanha Nacional de Vacinação contra o Sarampo e a Paralisia Infantil acontece nesta quinta

VACINAÇÃO
30 de outubro de 2014

Acontece nesta quinta-feira, 30, o lançamento da Campanha Nacional de Vacinação contra o Sarampo e a Paralisia Infantil, que terá início dia 08 de novembro. O ministro da Saúde, Arthur Chioro, fará o lançamento durante a 14ª Mostra Nacional de Experiências Bem Sucedidas em Epidemiologia, Prevenção e Controle de Doença (Expoepi), que acontece até dia 31, em Brasília, no Centro de Convenções Ulysses Guimarães.

O sarampo é uma doença infecciosa aguda, de natureza viral, grave, é altamente contagiosa e afeta principalmente crianças. É transmitida através de gotículas expelidas pelo nariz, boca ou garganta de pessoas infectadas. Os sintomas iniciais, que geralmente aparecem 8-12 dias após a infecção, incluem febre alta, coriza, olhos vermelhos, e pequenas manchas brancas na parte interna da boca. Vários dias depois, uma erupção se desenvolve, geralmente começando no pescoço e na face e gradualmente se espalhando pelo corpo. A principal forma de prevenção é a vacinação, com a tríplice viral disponível nos postos de saúde durante todo o ano.

A poliomielite, também chamada de pólio ou paralisia infantil, é uma doença infecciosa viral aguda transmitida de pessoa a pessoa, principalmente pela via fecal-oral. Embora aproximadamente 90% das infecções por pólio não causem sintomas (são assintomáticas), os indivíduos afetados podem exibir uma variedade de sintomas se o vírus atingir a corrente sanguínea.