Liberada lista de beneficiários para o acompanhamento de condicionalidades

BOLSA FAMÍLIA
07 de agosto de 2015

A lista de beneficiários para o acompanhamento de condicionalidades de saúde foi liberada na última quarta-feira, 5, pelo Ministério da Saúde. Coordenadores municipais do Bolsa Família na Saúde já podem imprimir os mapas de acompanhamento dos beneficiários que se enquadram no perfil para monitoramento através do Sistema de Gestão do Programa Bolsa Família na Saúde.

O mapa traz as listas das famílias que estão no perfil e permite à equipe local de saúde organizar o acompanhamento nas unidades de saúde ou pelas equipes da estratégia de Saúde da Família. É possível imprimir os mapas organizando as famílias pelo bairro onde moram ou pela unidade de atenção à saúde a que estejam vinculadas. Mesmo que uma família não tenha uma unidade de saúde de vinculação ou o bairro indicado, ela tem direito ao atendimento.

O acompanhamento de saúde é feito a cada seis meses e é um compromisso das famílias que integram o programa e do poder público para ampliar o acesso dos beneficiários a direitos sociais básicos. Os recém-nascidos e as crianças de até 7 anos devem ser pesados, medidos e ter o calendário de vacinação atualizado.

Já as gestantes devem fazer o pré-natal. Como não é possível saber de antemão quais mulheres estão grávidas, o perfil inclui todas as mulheres entre 14 e 44 anos, que devem ser acompanhadas na saúde. As equipes locais têm de registrar no sistema se as mulheres acompanhadas são ou não gestantes.

Mais informações através do site do MDS.

Mais notícias