Maioria dos municípios cearenses aderiu à paralisação da última sexta-feira

PARALISAÇÃO
03 de agosto de 2015

Um total de 121 municípios cearenses confirmaram, até o final da tarde desta segunda-feira, 3, a paralisação de suas atividades na sexta-feira, 31. O intuito era chamar a atenção dos parlamentares, imprensa e a população sobre as dificuldades enfrentadas atualmente pelas gestões municipais que está agravada pela situação econômica do país e, em especial, pelo ajuste fiscal causado pelos governos que impacta diretamente nos serviços públicos básicos oferecidos aos cidadãos. O tema de principal discussão foi a construção de um Novo Pacto Federativo.

Prefeitos e Prefeitas, Secretários, Servidores Municipais e a população foram às ruas para sensibilizar os governos estadual e federal sobre os principais problemas que afligem os municípios. Na ocasião também foram discutidos temas como a saúde, educação, assistência social, seca, entre outros.

Um dos principais eventos aconteceu em São Benedito, onde se reuniram os dez municípios que fazem parte da Serra da Ibiapaba, para uma grande mobilização junto da população. Os gestores de Ubajara, Ibiapina, São Benedito, Viçosa do Ceará, Croatá, Guaraciaba do Norte, Ipu, Carnaubal, Tianguá, Frecheirinha se encontraram na Câmara de Vereadores de São Benedito, para apresentar à população uma prestação de contas municipais e discutir os principais problemas enfrentados na Região.

A paralisação dos municípios cearenses foi um preparatório para a Nova Mobilização Permanente que a Confederação Nacional dos Municípios (CNM) juntamente com as entidades estaduais vai realizar na próxima quarta-feira, 05, na Praça dos Três Poderes em Brasília. Na ocasião, o presidente Interino da Aprece, e prefeito de Mauriti, Evanildo Simão, entregará a “Carta em Defesa dos Municípios Cearenses” assinada pelos gestores municipais na última Assembleia realizada pela entidade. Evanildo também entregará à CNM um balanço geral da paralisação do dia 31 de julho, no Ceará. 

A Aprece ressalta que não conseguiu contato com 18 dos 184 municípios cearenses, até o momento.

Veja a LISTA COMPLETA.

Acesse aqui as fotos da paralisação nos municípios cearenses.

 

Mais notícias