Mapa Brasileiro do Turismo Responsável reúne boas práticas em todo o país

TURISMO
07 de dezembro de 2022

Com iniciativas de todo o país, o Mapa Brasileiro do Turismo Responsável, – lançado pelo Ministério do Turismo –, lista 168 projetos referência na área. São roteiros, experiências e destinos turísticos com boas práticas de sustentabilidade, turismo de base comunitária e segurança turística reunidos em uma ferramenta on-line interativa. A iniciativa, além de ser um local de busca para turistas, incentiva a adoção de boas práticas por gestores do setor.

A plataforma permite gerar gráficos, tabelas e planilhas com informações detalhadas de cada iniciativa. O sistema, que é referência para novas soluções e investimentos públicos e privados na área, resultou de ampla pesquisa, com consultas a órgãos oficiais de turismo estaduais e municipais. Os dados são passíveis de atualização, segundo a pasta federal, e abrangem projetos e certificações que seguem critérios de gestão ambiental e de responsabilidade social.

O Mapa Brasileiro do Turismo Responsável integra o projeto “Brasil, essa é nossa praia!”, promovido pelo Ministério do Turismo em parceria com a Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN). A ação busca orientar destinos turísticos quanto à implementação de ações de gestão responsável, incentivando a adoção de boas práticas de sustentabilidade por administradores públicos, pela comunidade local e pelos turistas.

Turismo responsável
Práticas de turismo sustentável que proporcionem experiências positivas entre a população local, a iniciativa privada, os turistas e o poder público caracterizam o turismo responsável. Quando há o protagonismo das comunidades anfitriãs no desenvolvimento do setor, valorizando a cultura local, protegendo a natureza e proporcionando a troca de experiências com visitantes, há o turismo de base comunitária.

Fonte: Agência CNM de Notícias, com informações do Ministério do Turismo

 

Mais notícias