MEC abre nesta quinta-feira as inscrições para cursos gratuitos de alemão e japonês através do Programa Idiomas sem Fronteiras

IDIOMAS
26 de abril de 2017

A partir das 12 horas desta quinta-feira, 27 de abril, o Ministério da Educação (MEC) vai abrir as inscrições para cursos gratuitos de alemão (on line) e japonês (presencial) através do programa Idiomas sem Fronteiras (IsF). As inscrições podem ser efetuadas através do site do IsF até as 12 horas do dia 08 de maio. As vagas são destinadas a estudantes de graduação e pós-graduação stricto sensu, professores e técnicos das universidades participantes.

As aulas terão foco no desenvolvimento de habilidades linguísticas com fins acadêmicos e na preparação para os exames de proficiência nas línguas alemã e japonesa. A quantidade de vagas ofertadas varia de acordo com a universidade, bem como os locais e horários dos encontros presenciais.

De acordo com a presidente do núcleo gestor do IsF, Denise Abreu e Lima, os cursos são oferecidos em continuidade a ações iniciadas no ano passado, em parceria com a Fundação DAAD [Deutscher Akademischer Austauschdienst, organização alemã de intercâmbio] e a Fundação Japão [vinculada ao Ministério das Relações Exteriores do Japão], ambas responsáveis pela execução.

Ainda segundo ela, a expectativa é de que a procura pelos cursos seja alta, dada a concorrência nas edições anteriores, que levou a filas de espera. A presidente do núcleo gestor explica que as aulas são oferecidas apenas em universidades com a infraestrutura necessária e que ofertam o curso de letras-japonês ou letras-alemão. “Neste momento, estamos priorizando as universidades que já têm a infraestrutura, mas a ideia é estruturar o programa para ampliá-lo no futuro”, afirmou.

O curso de alemão tem carga horária total de 32h. Serão ofertados os níveis A1.1 e A1.2 do Quadro Europeu Comum de Referência em 12 instituições: Universidade de São Paulo (USP), Universidade Estadual Paulista (Unesp), Universidade Federal da Bahia (UFBA), Universidade Federal de Campina Grande (UFCG), Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), Universidade Federal do Ceará (UFC), Universidade Federal do Paraná (UFPR), Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) e Universidade Federal Fluminense (UFF).

Para o curso de japonês, será ofertado o nível A1, também com carga horária total de 32h, em cinco instituições: Universidade Federal do Amazonas (Ufam), Universidade de Brasília (UnB), Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), Universidade Federal do Paraná (UFPR) e Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS).

O resultado da seleção será divulgado no dia 11 de maio e as aulas terão início em 15 de maio.

Veja aqui os editais de ambos processos seletivos.

Com informações do MEC

Mais notícias