Ministério da Saúde comprará medicamento para tratamento da ELA para distribuição direta aos estados

MEDICAMENTOS
15 de setembro de 2015

O Ministério da Saúde (MS) anunciou na última quarta-feira, 09, que passará a realizar a compra do Riluzol – um dos tratamentos mais importantes para Esclerose Lateral Amiotrófica (ELA) – de maneira centralizada. O intuito é ampliar e garantir o acesso aos pacientes diagnosticados com a doença.

De acordo com o documento publicado em Diário Oficial da União, está previsto que a partir de outubro, o MS será responsável pela aquisição do medicamento e a distribuição para os estados que encaminharão as quantidades necessárias para os municípios. A primeira compra prevê a aquisição de cerca de 2,3 milhões comprimidos para atender um consumo médio mensal de cerca de 142,7 mil comprimidos. 

O processo de compra centralizada é resultado de uma Parceria para Desenvolvimento Produtivo (PDP) assinada entre o Laboratório Farmacêutico da Marinha e o Laboratório Cristália para a transferência de tecnologia para a produção do riluzol. A ideia é que a PDP, firmadas entre laboratórios públicos e privados, garantam a autossuficiência do mercado nacional transferindo a um laboratório público brasileiro a capacidade tecnológica para produção de medicamentos e insumos.

A DOENÇA

A Esclerose Lateral Amiotrófica (ELA) também designada por doença de Lou Gehrig e doença de Charcot, é uma doença neurodegenerativa progressiva e fatal, caracterizada pela degeneração dos neurônios motores, as células do sistema nervoso central que controlam os movimentos voluntários dos músculos, e com a sensibilidade preservada.

Mais notícias