O Ministério da Saúde autorizou a transferência de incentivos financeiros aos municípios e ao Distrito Federal para o combate à emergência em saúde pública em razão da pandemia da Covid-19. Esse incentivo financeiro, que envolve o total de R$ 454,331 milhões, será direcionado a todos os municípios brasileiros, para todas as escolas da rede básica pública de ensino, sejam municipais, estaduais ou federais, incluindo creches, pré-escolas, ensino fundamental, ensino médio e educação de jovens e adultos, independente de serem aderidos ao Programa Saúde na Escola.
Segundo a Portaria 1.857, publicada em edição extra do Diário Oficial da União dessa terça-feira (28), os recursos devem ser utilizados para compra de materiais necessários à garantia da segurança sanitária dos estudantes e dos profissionais de educação das escolas e para ações de promoção da saúde e prevenção à Covid-19. Confira AQUI o valor destinado para cada município do Ceará.
“Com o incentivo financeiro transferido por essa portaria podem ser adquiridos materiais como produtos de higienização; material de limpeza; álcool em gel ou líquido 70%; máscaras; termômetros infravermelho, adesivos de marcação para distanciamento social, materiais educativos para a realização das ações de promoção da saúde e prevenção à Covid-19 e outros”, diz a portaria.
Com informações do Estadão Conteúdo