Ministério da Saúde estende acesso a medicamento para tratamento do HIV

SAÚDE
15 de abril de 2015

Mais de 100 mil novos pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS) que fazem tratamento para o HIV e AIDS, serão beneficiados com a ação do Ministério da Saúde (MS) que iniciou na última segunda-feira, 13, a distribuição da dose tripla combinada composta pelos medicamentos Tenofovir (300mg), Lamivudina (300mg) e Efavirenz (600mg).

Anteriormente, o remédio estava disponível apenas para as pessoas que iniciavam o tratamento. Com a iniciativa do MS, a medicação será distribuída a todos os pacientes em tratamento que usam esta combinação de drogas, os novos e os antigos.

Os medicamentos já eram distribuídos, na forma individual. O uso do medicamento 3 em 1 está previsto no Protocolo Clínico e Diretrizes Terapêuticas de Tratamento de Adultos com HIV e Aids, do Ministério da Saúde, como tratamento inicial para os pacientes soropositivos.

De acordo com o diretor do Departamento de DST/aids e Doenças Transmissíveis do Ministério da Saúde, Fábio Mesquita, anova dose combinada representa um avanço importante na melhoria do acesso ao tratamento de aids no país, pois permite uma melhor adesão ao tratamento de pessoas que vivem com HIV e aids. Além de ser de fácil ingestão, o novo medicamento tem como grande vantagem a boa tolerância pelo paciente, já que significa a redução da atual dose, de quatro comprimidos, para um apenas.

A rede de assistência para o tratamento da doença conta hoje com 518 Centros de Testagem e Aconselhamento (CTA), 712 Serviços de Assistência Especializada (SAE) e 724 Unidades de Distribuição de Medicamentos (UDM). Além disso, gradualmente, as Unidades Básicas de Saúde estão sendo incorporadas na atenção aos pacientes vivendo com aids e HIV.

Mais informações através do telefone (61) 3315-2425.

Mais notícias