O Ministério da Saúde deu início ao mês de vacinação dos povos indígenas em todas as regiões do Brasil.O objetivo da força-tarefa, que envolve 2.867 profissionais e mais de 183 mil doses de vacina, é imunizar cerca de 120 mil indígenas aldeados de todos os 34 Distritos Sanitários Especiais Indígenas (DSEIs) até o dia 25 de maio.
A ação anual deverá ofertar novas vacinas incluídas no Programa Nacional de Imunização, além de atualizar a carteira de vacinação da população indígena, mesmo que estejam aldeados em lugares distantes do grandes centros urbanos, onde há baixa cobertura vacinal.
Dentre as doses de vacinas ofertadas durante a campanha estarão aquelas contra doenças, como hepatites A e B, rubéola, coqueluche, sarampo, caxumba, difteria, tétano, poliomielite, febre amarela, tuberculose, influenza, pneumonia e e meningite.
“A novidade deste ano é universalizar a vacinação em todos os DSEIS. Antes, eram escolhidos grupos prioritários de aldeias em alguns distritos. Este ano, preparamos nossas equipes nos 34 distritos para que todos, durante este mês, possam intensificar essas ações e ampliar a cobertura vacinal dos povos indígenas brasileiros”, afirma o secretário de Saúde Indígena do Ministério da Saúde, Antônio Alves.