Ministério da Saúde lança campanha publicitária para conscientizar sobre a importância da doação de órgãos

CAMPANHA
27 de outubro de 2015

“Viver é uma grande conquista. Ajude mais pessoas a serem vencedoras”, é o tema da nova campanha do Ministério da Saúde, que busca incentivar e conscientizar as famílias brasileiras sobre a importância da doação de órgãos. Neste ano, a campanha tem como tema a referência ao esporte e aos Jogos Olímpicos e Paralímpicos de 2016.

Os vídeos publicitários contam com depoimentos de atletas transplantados que passam a ser divulgados no canal de vídeos da internet Youtube, neste mês de outubro. A paixão pelo esporte e o ganho na qualidade de vida são os pontos abordados nos depoimentos dos atletas. A campanha de doação de órgão deste ano fica no ar até setembro de 2016.

Também serão divulgados cartazes, Mobiliário Urbano (MUB), broadside (peças publicitárias), e-mail marketing direcionado a profissionais de saúde, além de uma ação nos cinemas que pretende levantar a questão da importância de avisar os familiares sobre o desejo de doar os órgãos.

No Brasil, a autorização para a doação de órgãos é concedida pelos familiares. Dessa forma, para que a vontade em doar os órgãos após a morte seja atendida, é importante avisar a sua família sobre essa decisão e pedir que ela atenda ao desejo. A doação de órgãos pode ocorrer após a morte encefálica ou em vida. Neste último caso, é possível doar um dos rins, parte do fígado e um lobo (parte) dos pulmões para um cônjuge ou parente até o quarto grau e com a devida compatibilidade. Também é possível doar órgãos para alguém que não seja da família. Porém, nesse caso, além da devida compatibilidade, é necessária a autorização judicial, e comunicação ao Ministério Público e ao comitê de ética do hospital.

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