Ministério da Saúde lança o NutriSUS

NUTRIÇÃO
03 de março de 2015

Nesta segunda-feira, 2, o Ministério da Saúde lançou o NutriSUS, que beneficiará mais de 330 mil crianças de 6.864 creches  em 1.717 municípios de todo o país. A finalidade é reduzir em até 38% os casos de anemia e em 20% a deficiência de ferro na infância. O investimento chega a $ 7,5 milhões para a aquisição de sachês de vitaminas e minerais que irão fortificar a alimentação ofertada nas creches participantes do Programa Saúde na Escola (PSE). Os sachês multivitamínicos da ação começarão a ser utilizados na suplementação das crianças já no primeiro semestre do ano letivo.

O sachê entregue para as creches é composto de 15 micronutrientes e é facilmente administrado, devendo ser adicionado uma vez ao dia em uma das refeições oferecidas à criança. O suplemento não altera o sabor do alimento, o que evita rejeição, é de fácil absorção pelo organismo e não causa irritação gástrica. O consumo do sachê deve ser feito durante 60 dias e ter uma pausa entre três e quatro meses. O ciclo deverá se repetir até a criança completar três anos e onze meses.

A iniciativa está de acordo com a orientação da Organização Mundial da Saúde (OMS) que recomenda a fortificação com múltiplos micronutrientes para aumentar a ingestão de vitaminas e minerais em crianças. Aproximadamente 50 países usam essa estratégia ou estão em fase de implantação. A ação integra o Brasil Carinhoso, que compõe o Plano Brasil Sem Miséria do governo federal.

Mais informações acesse o site do MS.

Mais notícias