“O perigo aumentou. E a responsabilidade de todos também”. Esse é o slogan da campanha que será realizada pelo Ministério da Saúde no combate à dengue e ao Chinkungunya. A campanha tem início do próximo sábado, 15, e terá como Dia D de mobilização, dia 06 de dezembro.
No decorrer da campanha serão divulgadas orientações à população sobre como evitar a proliferação dos mosquitos causadores das doenças e alertar sobre a gravidade das enfermidades.
Através desta iniciativa, o Ministério da Saúde convoca todos os gestores municipais a realizarem uma intensa mobilização da população, além de mutirões de limpeza urbana e atividades para alertar os profissionais da área ao diagnóstico correto das doenças. Como cerca de 80% dos criadouros estão nas residências, o papel de cada família, para verificar e eliminar possíveis locais que acumulam água, será reforçado no dia D. A ação será repetida no dia 7 de fevereiro, com o Dia D+1.
Situação de Risco
O Levantamento Rápido do Índice de Infestação pelo Aedes aegypti (LIRAa) de outubro deste ano revela que 117 municípios brasileiros estão em situação de risco para a ocorrência de epidemias de dengue, outros 533 em alerta e 813 cidades com índice satisfatório. Elaborado pelo Ministério da Saúde em conjunto com estados e municípios, o LIRAa foi realizado em outubro deste ano em 1.463 cidades. A pesquisa é considerada um instrumento fundamental para orientar as ações de controle da dengue, o que possibilita aos gestores locais de saúde anteciparem as ações de prevenção.
Clique aqui e saiba mais.