Ministério libera novo cronograma para execução de Emendas Individuais

COMUNICADO
28 de novembro de 2022

O Ministério da Economia liberou um novo cronograma para a execução de Emendas Individuais na modalidade transferência especial. De acordo com o Comunicado 46/2022, o cronograma se aplica para todas as emendas individuais na modalidade de transferências especiais, exercício 2022, executadas na Plataforma +Brasil.

A divulgação dos beneficiários foi feita na Plataforma + Brasil, e o aceite e a indicação de agência de relacionamento por parte dos estados e municípios deverão ser feitos até 4 de dezembro. Já a data limite para o registro dos impedimentos de ordem técnica no Sistema Integrado de Planejamento e Orçamento (Siop) será até 7 de dezembro. Caso não seja identificado o impedimento, o Ministério da Economia vai dar continuidade ao fluxo normal dos trâmites processuais com vistas à liberação dos recursos em consonância com a disponibilidade financeira.

O cronograma não se aplica àquelas transferências que têm finalidade definida. A entidade reforça que o pagamento de Emendas Especiais para o ano de 2022, ainda não foi pago em sua totalidade. Em sua terceira edição de repasse das Emendas Especiais, que de forma inédita ocorre em ano eleitoral, o governo federal alegou indisponibilidade orçamentária, na reta final do prazo dado pela lei para execução de transferências a Estados e Municípios.

Na primeira transferência, 2.464 entes municipais foram beneficiados. Ou seja, 1.580 municípios não receberam nenhum valor, sendo que ainda faltam um pouco mais de R$ 1,5 bilhão a serem pagos. É importante lembrar que a prioridade do pagamento é dada pelo parlamentar, ou seja, aqueles valores de emendas especiais que não foram creditadas no primeiro pagamento foi em razão da prioridade de cada parlamentar destinado aos municípios.

Fonte: Agência CNM de Notícias

Mais notícias