Mobilização pelo Emprego e Produtividade chega ao Ceará

06 de março de 2020

O governo federal está percorrendo todos os Estados do País para lançar e implementar o Programa Mobilização pelo Emprego e Produtividade, ferramenta criada com o objetivo de mapear os problemas enfrentados pelo setor produtivo e os entraves ao desenvolvimento local. A iniciativa, realizada pelo Ministério da Economia e pelo  foi lançada no Ceará, na manhã desta sexta-feira (6), em evento realizado na sede da Federação das Indústrias do Ceará (Fiec), com as presenças do secretário de Produtividade, Emprego e Competitividade, Carlos da Costa, e pelo presidente do Sebrae, Carlos Melles.

A Aprece foi representada por seu presidente, Nilson Diniz, tendo sido parceira do evento, tendo atuado diretamente na articulação e mobilização junto aos gestores municipais. Além de representantes de cidades de todas as regiões do Estado, estiveram presentes os(as) prefeitos(as) de Barroquinha, Canindé, Cedro, Deputado Irapuan Pinheiro, Granja, Hidrolândia, Ibaretama, Itapajé, Marco, Milagres, Piquet Carneiro, Quixadá, Quixeramobim, Santa Quitéria, e Tauá. Representantes de entidades do setor produtivo local e empresários dos mais diversos setores e portes do Ceará também prestigiaram o evento.

Ao fazer a apresentação da Mobilização pelo Emprego e Produtividade no Estado no Ceará, Carlos da Costa falou sobre os desafios do empreendedorismo no Brasil e afirmou que “este é um momento de diálogo para a construção de um novo País”. O Secretário também apresentou os planos do Governo para simplificação de processos que impedem as empresas de se desenvolverem e os investimentos em capital humano e incentivo à inovação tecnológica nos empreendimentos.

Ele explicou que a idéia do programa é destacar iniciativas e programas que têm como objetivo superar as barreiras à produtividade e à competitividade, reunindo empresários, empreendedores e gestores públicos para traçar medidas que viabilizem políticas, práticas e soluções em prol do emprego e da renda. O secretário deu amplo destaque à necessidade de fortalecimento do setor privado, como agente catalisador de desenvolvimento, e geração de trabalho, emprego e renda.

Durante o evento foi distribuída a Cartilha do Programa Mobilização pelo Emprego e Produtividade, que aponta os principais caminhos para vencer os diversos obstáculos aos pequenos negócios, dentre outras orientações.

Já o aplicativo do programa serve como um canal para sugestões de melhorias que tenham impacto nas atividades das micros e pequenas empresas – o web aplicativo Mobiliza Brasil, disponível na Apple Store, no Google Play e também na web. Esses dados devem servir como base para a elaboração de políticas públicas locais.

Essa iniciativa do Ministério da Economia e da Secretaria Especial de Produtividade, Emprego e Competitividade (Sepec) começou em maio do ano passado e já percorreu vários Estados do país.