Municípios cearenses devem se engajar na Operação Carnaval contra o Aedes aegypti

CARNAVAL
14 de janeiro de 2016

Com o apoio da Aprece, o Governo do Estado está solicitando de todos os municípios cearenses empenho em uma operação específica contra a proliferação do Aedes aegypti durante esse período que antecede o Carnaval.  O momento é marcado por chuvas em muitos municípios do Ceará e com maior circulação de pessoas, sobretudo nos municípios em que tradicionalmente ocorrem as festividades comuns ao período carnavalesco.

Para reforçar a importância de eliminar os focos do mosquito, a Secretaria da Saúde do Estado através da Coordenadoria de Promoção e Proteção a Saúde, propõe um conjunto de ações que buscam intensificar as medidas de combate ao Aedes aegypti proporcionando assim o bloqueio ou redução da transmissão de doenças como Dengue, Zika e Chikungunya e as complicações relacionadas a essas doenças como a Síndrome de Guillain Barré e a Microcefalia.

A Operação Carnaval 2016 será fundamentada primordialmente em medidas que evitem o nascimento do mosquito nos criadouros. Elas estão alinhadas ao Plano Estadual de Enfrentamento ao Aedes aegypti lançado no final de dezembro passado, seguindo a premissa de que se o mosquito não nascer, não haverá transmissão das doenças citadas.

A solicitação é que as ações tenham  início imediato em todos os municípios do Estado para que as ações tenham impacto no enfrentamento tenham resultado efetivo. Detalhes da Operação Carnaval 2016 contra mosquito da Dengue.

Mais notícias