Municípios cearenses integram o ‘G20’

MUNICÍPIOS
29 de setembro de 2015

Está em formação o bloco de cidades "G 20 Semiárido – Fórum Permanente para o Desenvolvimento Regional".  A iniciativa é da Prefeitura de Petrolina (Pernambuco), que quer formar um grupo de articulação entre os 20 municípios que apresentam maior Produto Interno Bruto (PIB) na região, visando definição de projetos comuns e específicos a serem apresentados ao governo federal. O PIB do G 20 do Semiárido, que é formado por 1.135 municípios, soma cerca de R$ 50 bilhões. Iguatu aparece como a 16ª economia, com um PIB estimado em quase um R$ 1 bilhão.

No Ceará, sete municípios integram o "G 20 Semiárido": Caucaia, Sobral, Juazeiro do Norte, Crato, Iguatu, Maranguape e Itapipoca. Iguatu ficou como coordenador temporário no Estado e promoveu reunião com gestores de municípios da região Centro-Sul visando debater a ideia de formação do bloco. "Depois vamos ampliar a discussão com outras cidades", disse o prefeito de Iguatu, Aderilo Alcântara.

O presidente da Aprece e prefeito de Piquet Carneiro, Expedito Nascimento, destacou a importância do projeto por ser uma ideia pioneira. "Esses municípios terão maior visibilidade e com certeza a discussão em bloco expressa maior força política", disse. "Falta planejamento de ações de desenvolvimento para a região Nordeste". Está marcada para os próximos dias 22 e 23 de outubro, no auditório do Serviço Nacional da Indústria (Senai), em Petrolina, a primeira reunião de formação do "G 20 do Semiárido" com a participação dos gestores e assessores técnicos. Aderilo Alcântara demonstrou entusiasmo e já começou a discutir com outros prefeitos da região ideias que possam ser apresentadas no seminário. Em seguida, vai discutir com o bloco cearense ideias de interesse comum.

Reivindicações

O deputado Agenor Neto, que participou do encontro, na sede da Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) de Iguatu, mostrou as reivindicações: implantação de um porto seco, a partir da Ferrovia Transnordestina; campus universitário federal; distrito industrial; e núcleo da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), especializado em bovinocultura leiteira.

Fonte: Diário do Nordeste

Mais notícias