Municípios cearenses tem o melhor Índice de Oportunidades da Educação Brasileira

EDUCAÇÃO
13 de outubro de 2015

O Ceará tem os três municípios com melhor Índice de Oportunidades da Educação Brasileira (IOEB), novo indicador que tem por objetivo aperfeiçoar o sistema de controle social da educação, divulgado na última semana, em São Paulo.

Numa escala de zero a 10, Sobral lidera o ranking nacional de municípios e estados com índice de 6,1, sendo a média do país de 4,5. O segundo e o terceiro colocados na pesquisa, com índice de 5,9, também são municípios cearenses, Groaíras e Porteiras. Entre os dez municípios com os melhores indicadores, Brejo Santo também se destaca, aumentando ainda mais os excelentes resultados do Ceará.

 A pesquisa foi realizada pelo Centro de Liderança Pública, com apoio do Instituto Península, Fundação Roberto Marinho e Fundação Lemann e agrega o melhor conhecimento científico que existe para mensurar os resultados da educação e qual o caminho para melhorar os indicadores. A metodologia do IOEB foi desenvolvida por Reynaldo Fernandes, ex-presidente do INEP e Fabiana de Felicio, ex-diretora de Estudos Educacionais do INEP. Ambos são autores do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb), criado no INEP em 2007.

O IOEB identifica quanto cada cidade ou estado contribui para o sucesso educacional e oferece os dados sobre a qualidade do ecossistema da educação para crianças e jovens de uma determinada localidade. Na pesquisa, Sobral lidera como o município que oferece as melhores oportunidades de educação para crianças e adolescentes no país. A metodologia do IOEB começou a ser desenvolvida em 2014. O índice é formado a partir da junção entre resultados educacionais e insumos educacionais verificados através da escolaridade dos professores, do número médio de horas aula/dia, da experiência dos diretores e da taxa de atendimento na educação infantil. Tudo é agregado aos indicadores medidos pelo Ideb no anos iniciais do ensino fundamental e finais do ensino fundamental, além da taxa líquida de matrícula do ensino médio. Um índice único sintetiza a qualidade da oferta como um todo.

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